ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Secretária diz que impasse sobre Casa do Trabalhador é “assunto superado”

Em nota hoje, diretor-presidente da Funtrab promete procurar prefeita de Dourados para tentar nova negociação

Helio de Freitas, de Dourados | 11/07/2017 18:29
Casa do Trabalhador está fechada desde o dia 30 de junho (Foto: Waldemar Hozano/Divulgação)
Casa do Trabalhador está fechada desde o dia 30 de junho (Foto: Waldemar Hozano/Divulgação)

Desde 30 de junho, pelo menos 300 pessoas que precisam dar entrada no seguro-desemprego, tirar Carteira de Trabalho ou estão procurando uma vaga para trabalhar deixam de ser atendidas diariamente em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

No fim de junho, a Funtrab (da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) anunciou que a Casa do Trabalhador, localizada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, seria fechada temporariamente para melhorias internas.

Entretanto, quase duas semanas se passaram e a agência continua fechada. Moradores que precisam de atendimento estão procurando unidades em cidades vizinhas para dar entrada no seguro-desemprego.

Ontem (10), a Funtrab afirmou que o impasse ocorre por culpa da prefeitura, que se nega a fornecer servidores para o atendimento, contrariando um termo de cooperação assinado no ano passado. A fundação também apontou dificuldade em dialogar com a prefeita Delia Razuk (PR).

A prefeitura cedia três servidores efetivos, mas a Funtrab solicitou mais 12 funcionários, segundo informações de pessoas ligadas à administração municipal.

Nesta terça-feira, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rose Anne Vieira, disse ao Campo Grande News que o assunto envolvendo a Casa do Trabalhador está “superado” e a prefeitura toma providências, em parceria com a Superintendência do Trabalho, para atender os moradores.

“É a Superintendência do Ministério do Trabalho que mantém a Funtrab aqui através de repasse de recurso federal. Nós e o Ministério do Trabalhamos tínhamos que ser comunicados com 30 dias de antecedência, mas não houve essa comunicação”, afirmou ela.

Rose Vieira disse que a questão com o estado é “pauta vencida” e a prioridade é fazer as adaptações necessárias na gerência regional do MTE, na Rua Coronel Ponciano, para garantir a retomada do atendimento.

Segundo ela, só o superintendente do Ministério do Trabalho em MS, Vladimir Benedito Struck, poderia falar o “real motivo” que levou ao fechamento da Casa do Trabalhador em Dourados. A reportagem procurou a Superintendência do MTE, mas não houve uma manifestação.

Funtrab – Em outra nota distribuída na tarde de hoje pela assessoria de imprensa, o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, afirmou que está empenhado em encontrar uma solução para a suspensão temporária dos trabalhos na Casa do Trabalhador em Dourados.

“Estamos procurando agendar uma audiência com a prefeita Délia Razuk para encaminhar uma solução à suspensão do atendimento em Dourados”, afirmou.

Ainda segundo a assessoria, a unidade passa por reestruturação para readaptação nas redes elétrica e hidráulica e correção no sistema de informática.

Conforme a Funtrab, o termo de cooperação assinado ano passado, ainda na administração anterior, prevê “parceria entre a prefeitura de Dourados e a fundação, visando o bom funcionamento e prestação de serviço de qualidade ao trabalhador”.

Pelo documento, cabe ao município ceder servidores com perfil adequado ao bom atendimento, enquanto a Fundação se responsabiliza pelas despesas com aluguel, IPTU, água, luz e telefone, bem como adequar as instalações físicas, supervisionar o funcionamento além de fornecer material de consumo, expediente e permanente.

“Acreditamos na compreensão da prefeita Délia Razuk e esperamos que a administração de Dourados possa agilizar a cedência de pessoal e, assim, possamos dar o atendimento que a população de Dourados espera”, afirmou Acosta.

Nos siga no Google Notícias