ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Segundo pesquisa, São Gabriel do Oeste possui 98% de eficiência no Proerd

Vinícius Squinelo | 29/09/2011 09:18

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), promovido pela Polícia Militar com objetivo de diminuir a violência realizada por jovens, está mudando a vida de várias crianças e adolescentes em São Gabriel do Oeste, cidade distante a 138 quilômetros de Campo Grande.

Levantamento feito pela presidente da Câmara Municipal da cidade, Ana Maria Rohr (PMDB), e pelo o deputado estadual Junior Mochi (PMDB), revelou que nos últimos três anos 233 jovens e adolescentes foram detidos na cidade por atos inflacionais, entre eles apenas três jovens assistiram palestras proferidas por militares que tocam o Proerd.

“A eficiência do programa é de 98%, e esse baixo índice de alunos do Proerd apreendidos é um exemplo de importância do projeto”, explica a presidente da Casa de Leis de São Gabriel.

De acordo com o comandante da Polícia Militar de São Gabriel do Oeste, tenente Reinaldo Santos, no Estado o programa começou em 1997 formando turmas do 5° ano de todas as instituições de ensino, e em São Gabriel do Oeste, o Programa está em sua nona edição.

O tenente explica que as aulas são ministradas por policiais militares fardados que fazem, além do trabalho de conscientização dos alunos, a segurança escolar.

O oficial argumenta que durante as aulas os jovens aprendem sobre os malefícios do uso de drogas, os danos causados à sociedade, além de outras questões sociais, como responsabilidade no trânsito e bullying.

Para o diretor da escola municipal Pingo de Gente, Alceu Eibel, é possível perceber no ambiente escolar não só a conscientização dos alunos, mas também a socialização deles com os colegas, além de obterem uma visão crítica sobre o uso de entorpecentes e outras questões que envolvem o cotidiano escolar. “É uma aula atípica, onde eles aprendem, de forma envolvente, sobre os grandes problemas que atingem a sociedade”, reforça Eibel.

Conforme o tenente Reinaldo, neste ano pelo menos 1.200 alunos das 3º, 4º e 5º séries concluirão o curso. A média, entre 2008 e 2010, foi de 320 participantes anuais. Ele informou que o curso começou a ser ministro da cidade pelo agente Péricles coma colaboração da policial Joyce.

Ranking dos melhores: Segundo o Deputado Junior Mochi e a Vereadora Ana Rohr, o Proerd de São Gabriel do Oeste é considerado um dos melhores do Estado.

Analisando a pesquisa, observa-se que os índices indicam a eficiência do programa quanto ao comportamento e envolvimento dos estudantes em atos inflacionais.

Nos últimos três anos, 233 jovens cometeram infrações, sendo que apenas três foram participantes do Proerd no município, ou seja, uma escala percentual minúscula.

Os números comprovam a eficácia das aulas ministradas aos jovens, já que mais de 98% dos menores relacionados às ações não foram atendidos pelo Programa.(com informações da Assessoria de Imprensa)

Nos siga no Google Notícias