Sitiantes acusam indígenas de atear fogo em lavoura e Força Nacional é acionada
Área fica na região oeste de Dourados, que desde 2018 foi palco de vários confrontos envolvendo até policiais militares
O clima entre indígenas e sitiantes voltou a ficar tenso nos arredores da reserva indígena de Dourados, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande.
Os sitiantes acusam os índios de terem colocado fogo na lavoura de milho de uma propriedade da região, entre ontem (26) e hoje (27). O incêndio foi controlado, mas cerca de 3 hectares de plantação teriam sido devastados, segundo o próprio dono da área.
Nesta quinta-feira (27) a Força Nacional esteve no local e pediu para que os indígenas suspendessem a nova invasão. Eles já estariam montando barracos em uma mata que fica próxima a propriedade.
Conflitos - A área fica na região oeste de Dourados, que em 2018 foi palco de vários confrontos envolvendo até policiais militares e índios que acusam os sitiantes de contratar seguranças para atacá-los. Em setembro de 2019, um morador da aldeia foi ferido com tiro de espingarda no braço esquerdo.
Os indígenas alegam que a área ocupado pelos sitiantes, pertencem na verdade a reserva indígena de Dourados. A reserva é formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó e abriga mais de 13 mil pessoas em 3,6 mil hectares.