ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Com maior área devastada em MS, chuva é esperança contra incêndio no Pantanal

Previsão é que chuva chegue na região pantaneira no domingo (16) e continue na segunda-feira (17)

Leonardo Rocha | 14/08/2020 13:00
Combate a focos de incêndio na região do Pantanal (Foto: Divulgação)
Combate a focos de incêndio na região do Pantanal (Foto: Divulgação)

O governo estadual e integrantes da operação para combater os incêndios no Pantanal, esperam que a chuva prevista para cair na região no próximo domingo (16) e segunda (17) possam reduzir os focos de queimadas e minimizar o cenário de devastação. Eles falaram sobre o tema durante live, nesta manhã (14).

O cenário é de 1,5 milhão de hectares de área queimada no Pantanal, sendo 910 mil apenas no território de Mato Grosso do Sul. A mudança do clima no Estado, que vai ocorrer de 14 a 22 de agosto, é visto como fundamental pelas autoridades, para contribuir com o trabalho de combate aos incêndios.

“A possibilidade chuva na região (pantaneira) irá reduzir os focos, além disto, a temperatura mais baixa também contribui para este cenário”, explicou a coordenadora do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), Franciane Rodrigues.

Ela descreveu, durante a live, que este panorama de chuva “minimiza” os focos de incêndio na próxima semana, tendo o melhor período (chuva) acumulado neste momento de seca. “De 19 a 21 de agosto ainda está previsto a chegada de uma frente fria, com queda de temperatura de 20 a 23”, revelou.

Live com o tenente-cononel Moreira, o secretário Jaime Verruck e a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues (Foto: Repodução - Facebook)
Live com o tenente-cononel Moreira, o secretário Jaime Verruck e a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues (Foto: Repodução - Facebook)

Cenário - o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Waldemir Moreira, também ressaltou que o “clima” tem impacto direto nos focos, tendo risco apenas de raios provocarem novas queimadas. “Mais a incidência é menor, já que 95% dos incêndios são de origem humana”.

Ele descreveu que as queimadas estão 67% na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul e que os focos de agosto já ultrapassaram o mês anterior. “Já foram 6.629 (focos) no ano, começando com maior intensidade em julho, com pico em agosto e setembro, seguindo até outubro”.

Também espera que com a mudança no clima “dissipe” a fumaça sobre a cidade de Corumbá e que já chegou em Campo Grande, devido o vento. “Só com a mudança de temperatura o cenário já muda, ontem (13), por exemplo, já tinha caído para 50 (focos), já no dia 9 (agosto) tinha 257 (focos)”, comparou.

Ação de combate a incêndios com helicóptero na região do Pantanal (Foto: Divulgação)
Ação de combate a incêndios com helicóptero na região do Pantanal (Foto: Divulgação)

Operação – O contra-almirante, Sérgio Gago Guida, relatou que hoje os trabalhos estão focados em três pontos do Pantanal: Corumbá, na divisa da cidade de Poconé (MT) e na reserva indígena dos Kadiwéus.

“O combate mais difícil é em Poconé, perto do Rio São Lourenço, devido o território e vegetação, lá estão dois helicópteros, que juntos fazem 50 voos por dia. Também é o lugar com mais focos”, descreveu.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Produção, Jaime Verruck, se não houvesse todo aparato e estrutura para combate aos incêndios, com a participação de  diversos órgãos municipais, estaduais e federais, a situação na região seria muito mais precária. “Não teríamos apenas três grandes focos de incêndio”.

Nos siga no Google Notícias