ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Testagem em massa confirma 21 com coronavírus em presídio

Exames foram concluídos hoje após profissional da unidade testar positivo; são os primeiros casos do sistema prisional de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 02/07/2020 14:05
Interna de presídio feminino passa por teste de coronavírus, em Rio Brilhante (Foto: Divulgação)
Interna de presídio feminino passa por teste de coronavírus, em Rio Brilhante (Foto: Divulgação)

Testagem em massa iniciada ontem e concluída nesta quinta-feira (2) confirmou 21 casos positivos do novo coronavírus no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, a 163 km de Campo Grande. A unidade tem 98 internas.

Os exames foram feitos pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) após uma profissional que atende no presídio ter sido infectada pela doença.

Com 370 casos positivos, a cidade de 37,5 mil habitantes ocupa o terceiro lugar no ranking estadual da covid-19, sendo superada apenas por Dourados (2.811 casos) e Campo Grande (2.612 casos).

De acordo com a Agepen, esses foram os primeiros diagnósticos positivos de infecção por coronavírus entre a população carcerária de Mato Grosso do Sul.

“A direção da unidade realizou o isolamento de todas as internas diagnosticadas e novos testes serão aplicados conforme a necessidade e protocolo padrão dos órgãos de saúde”, informou a Agepen, em nota. Segundo a agência, apenas uma das presas foi encaminhada para o hospital devido a problemas anteriores no pulmão.

Os testes também foram aplicados nos servidores que atuam no presídio. Um caso foi confirmado e uma servidora com sintomas aguarda o resultado. As duas foram afastadas do serviço.

A Agepen informou que o contágio das presas de Rio Brilhante ocorreu mesmo com os protocolos de prevenção, que incluíram suspensão de visitas, higienização de produtos e objetos que entram nas unidades com solução sanitizante e quarentena mínima de 24 horas antes da entrega aos internos e desinfecção regular de celas, corredores e demais espaços das estruturas prisionais.

“Além disso, foram fornecidas máscaras de proteção tanto aos policiais penais como a todos os internos em estabelecimentos prisionais do Estado. Outra medida importante é o isolamento preventivo de detentos que chegam de delegacias ou daqueles que apresentam sintomas gripais”, afirma a agência.

Em nota, a assessoria de imprensa informou que a Agepen recebeu 2,1 mil testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus e diagnóstico precoce da doença, que e estão sendo aplicados conforme normas estabelecidas pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Nos siga no Google Notícias