ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

TJ mantém condenação de prefeito por “fabricar situação de emergência”

No seu voto, o desembargador Vilson Bertelli, entendeu que para praticar improbidade basta “a demonstração da culpa grave”

Anahi Zurutuza | 06/06/2019 07:49
Desembargador Vilson Bertelli, relator do processo no TJ, durante sessão (Foto: TJMS/Divulgação)
Desembargador Vilson Bertelli, relator do processo no TJ, durante sessão (Foto: TJMS/Divulgação)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu manter a condenação do ex-prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva (DEM), por improbidade administrativa. Ele foi condenado ao pagamento de multa equivalente a cinco vezes o valor da remuneração que recebia à época em que ocupava o cargo por “fabricar situação de emergência” para justificar compras sem licitação.

Segundo consta no processo, entre março e maio de 2014, o prefeito determinou a compra de alimentos, produtos de limpeza e utensílios diversos no valor de R$ 121.854,96 sem abrir licitação.

Ainda conforme a acusação, “para dar aparência de legalidade às compras”, ele decretou emergência administrativa retroativa à data das aquisições.

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) alegou na ação que o prefeito desrespeitou os princípios moralidade, legalidade e impessoalidade, praticando, portanto, ato de improbidade administrativa. A defesa do prefeito recorreu argumentando que não houve ilegalidade, ausência de má-fé e que por isso, Carlos Augusto deveria ser inocentado.

No seu voto, o desembargador Vilson Bertelli, entendeu que para praticar improbidade basta “a demonstração da culpa grave” e não necessariamente que seja provado o dolo (intenção). Os outros desembargadores da 2ª Câmara Cível seguiram o voto do relator.

Nos siga no Google Notícias