ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

TJ-MS inaugura prédio reformado de fórum; obra custou R$ 329 mil

Nyelder Rodrigues | 27/10/2016 22:50

Foi inaugurada nesta quinta-feira (27) o prédio da comarca de Bandeirantes - cidade localizada a 70 km de Campo Grande - da Justiça Estadual. A obra custou R$ 329.230 para uma reforma geral em uma área de 882,96 m².

A cerimônia foi realizada no plenário do Tribunal do Júri, com a participação do presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o desembargador João Maria Lós, e do corregedor-geral de Justiça, Julizar Barbosa Trindade.

A reforma primou pela eficiência energética, acessibilidade e segurança para magistrados, servidores e jurisdicionados, é o que explica o desembargador João Maria Lós.

"Não tínhamos prédios próprios e o judiciário funcionava em locais improvisados, como colégios ou galpões, e o júri era realizado no salão da igreja. Mas os presidentes da época foram pioneiros e tiveram visão progressista pois, mesmo nas adversidades, trouxeram juízes para atuar nas comarcas", comenta o presidente do TJ.

Em 2007, o fórum de Bandeirantes, que funcionava em um local improvisado, recebeu seu prédio próprio. Passados nove anos, o local foi amplamente reformado, deixando o fórum com estrutura moderna.

A comarca de Bandeirantes atende também as demandas de Jaraguari e, apesar de pequenos, os dois municípios estão se desenvolvendo e demandando a Justiça Estadual de forma considerável. A comarca tem uma distribuição de cerca de dois mil processos por ano.

Os serviços de reforma do fórum de Bandeirantes abrangeram pintura, troca de reatores e lâmpadas de todas as luminárias, substituição dos aparelhos de ar-condicionados por novos do tipo Split, mais econômicos e silenciosos.

Além disso, foi feita a adequação do sistema de SPDA (Sistema de proteção de descargas atmosféricas), conforme preleciona as normas da NBR 5419/2016. Foram revisadas todas as janelas, portas internas e externas e a cobertura.

Também foi construído um muro entre o acesso à garagem do juiz e o acesso dos detidos à cela, aumentando assim a segurança do juiz. No entorno do prédio foi implantada a sinalização para deficientes visuais com piso tátil, facilitando o acesso à edificação, garantindo acessibilidade ao prédio, além da rampa para o acesso de cadeirantes.

Nos siga no Google Notícias