ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

TRE inicia cadastramento biométrico em mais quatro cidades de MS

Fernanda Yafusso | 08/11/2016 17:49

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) está fazendo desde segunda-feira (7) a implantação do sistema biométrico de votação nas cidades de Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porã.

A mudança nestes municípios pretende atingir 70,3 mil eleitores em Corumbá; 75,6 mil em Três Lagoas; 151,5 mil em Dourados e 60,6 mil em Ponta Porã.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deverá apresentar cópias e originais de algum documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

De acordo com o TRE-MS, nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul, as cidades de Fátima do Sul, Jateí, Camapuã, Bonito, Sidrolândia, Bandeirantes, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo já possuíam 100% do eleitorado cadastrado. Já na Capital, o cadastramento no novo sistema de votação foi opcional.

Para o ano que vem, segundo o TRE, a previsão é que o cadastramento ocorra nas demais cidades do Estado.

Local de atendimento - Acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, nos cartórios eleitorais de: Corumbá - Rua Duque de Caxias, nº 45. Três Lagoas - Rua Alfredo Justino, nº 1100. Dourados - Rua Montese, nº 435 e Ponta Porã - Rua Baltazas Saldanha, nº 1591.

Novo sistema - Segundo a Justiça Eleitoral, a biometria oferece mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível.

Ainda de acordo com a fonte oficial, a medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Nos siga no Google Notícias