ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Três Lagoas ativa 10 leitos pediátricos após aumento de síndrome respiratória

Os novos leitos são para a área pediátrica, que agora conta com 20 unidades no Regional do município

Por Ketlen Gomes | 19/05/2025 13:34
Três Lagoas ativa 10 leitos pediátricos após aumento de síndrome respiratória
Três Lagoas amplia leitos de UTI pediártica após aumento de casos de SRAG. (Foto: Hospital Regional de Três Lagoas)

Após o aumento significativo dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Três Lagoas, o município passou a operar com dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé. Os leitos são exclusivos para o atendimento pediátrico.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Regional de Três Lagoas ativou dez novos leitos de UTI pediátrica em resposta ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A unidade agora conta com 20 leitos infantis, além de vagas para adultos e atendimento coronariano. A ampliação foi possível devido à disponibilidade de pediatras intensivistas na região, um diferencial considerando a escassez nacional desses profissionais. Paralelamente, a prefeitura realizou um plantão de vacinação visando aumentar a cobertura vacinal, que está em 37,48%, ainda distante da meta de 90%.

Com a ampliação, a unidade passa a contar com 20 leitos para crianças, 10 para adultos e outros 10 na Unidade Coronariana. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que definiu a abertura a partir de critérios como espaço físico, equipe qualificada, equipamentos e disponibilidade de pediatras intensivistas.

A superintendente da Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, destacou que há uma escassez de pediatras intensivistas no País, mas Três Lagoas dispõe desses profissionais e, por isso, atendeu a todos os critérios exigidos para a adesão dos novos leitos.

Nas primeiras horas de funcionamento, quatro pacientes já foram internados nas novas unidades pediátricas. Segundo a SES, o atendimento é feito por meio da regulação, com acolhimento em porta aberta nos casos de extrema urgência.

“Nos mobilizamos rapidamente para ampliar essa estrutura e garantir atendimento qualificado às crianças da região. A equipe está preparada e comprometida com esse momento de reforço à assistência pediátrica”, afirmou o diretor-geral do Hospital Regional de Três Lagoas, Henrique Schultz.

A Prefeitura do município também realizou, no último sábado (17), um plantão de vacinação em dois pontos estratégicos da cidade para ampliar a cobertura vacinal do grupo prioritário, que está em 37,48%. A meta é alcançar 90%, conforme o Ministério da Saúde. Ao todo, 998 pessoas foram imunizadas durante a ação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias