Três Lagoas ativa 10 leitos pediátricos após aumento de síndrome respiratória
Os novos leitos são para a área pediátrica, que agora conta com 20 unidades no Regional do município

Após o aumento significativo dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Três Lagoas, o município passou a operar com dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé. Os leitos são exclusivos para o atendimento pediátrico.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital Regional de Três Lagoas ativou dez novos leitos de UTI pediátrica em resposta ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A unidade agora conta com 20 leitos infantis, além de vagas para adultos e atendimento coronariano. A ampliação foi possível devido à disponibilidade de pediatras intensivistas na região, um diferencial considerando a escassez nacional desses profissionais. Paralelamente, a prefeitura realizou um plantão de vacinação visando aumentar a cobertura vacinal, que está em 37,48%, ainda distante da meta de 90%.
Com a ampliação, a unidade passa a contar com 20 leitos para crianças, 10 para adultos e outros 10 na Unidade Coronariana. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que definiu a abertura a partir de critérios como espaço físico, equipe qualificada, equipamentos e disponibilidade de pediatras intensivistas.
A superintendente da Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, destacou que há uma escassez de pediatras intensivistas no País, mas Três Lagoas dispõe desses profissionais e, por isso, atendeu a todos os critérios exigidos para a adesão dos novos leitos.
Nas primeiras horas de funcionamento, quatro pacientes já foram internados nas novas unidades pediátricas. Segundo a SES, o atendimento é feito por meio da regulação, com acolhimento em porta aberta nos casos de extrema urgência.
“Nos mobilizamos rapidamente para ampliar essa estrutura e garantir atendimento qualificado às crianças da região. A equipe está preparada e comprometida com esse momento de reforço à assistência pediátrica”, afirmou o diretor-geral do Hospital Regional de Três Lagoas, Henrique Schultz.
A Prefeitura do município também realizou, no último sábado (17), um plantão de vacinação em dois pontos estratégicos da cidade para ampliar a cobertura vacinal do grupo prioritário, que está em 37,48%. A meta é alcançar 90%, conforme o Ministério da Saúde. Ao todo, 998 pessoas foram imunizadas durante a ação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.