ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

União libera R$ 562,8 mil para combate a incêndios no Pantanal

Recurso é disponibilizado um mês após decretação de emergência na região pelo governo do Estado

Lucia Morel | 25/08/2020 09:03
Em 2020, Pantanal registra maior quantidade de focos de incêndio que em anos anteriores. (Foto: Divulgação Governo de MS)
Em 2020, Pantanal registra maior quantidade de focos de incêndio que em anos anteriores. (Foto: Divulgação Governo de MS)

Um mês após decretação de emergência no Pantanal de Mato Grosso do Sul devido as queimadas na região, o governo federal autorizou repasse de R$ 562.855,00 para o enfrentamento da situação. Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, indica que o recurso deve ser usado num período de 180 dias.

Incêndios florestais consumiram pelo menos 300 mil hectares e destruíram quatro pontes. Aeronaves foram enviadas para o combate ao fogo, que após a frente fria da última semana, deu uma trégua. No entanto, a estiagem deve voltar, colocando em risco, mais uma vez, a região.

Diante da situação, em 24 de julho, quando o decreto de emergência estadual foi editado, todas as autorizações de queimadas controladas no Pantanal foram suspensas por um período de 180 dias.

Conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Corumbá continua liderando o ranking, de todo Brasil, no número de focos de incêndio, com 4.062 registros até ontem. Em seguida aparece o município de Altamira, no Pará, com 2.777 focos.

Dados do instituto revelam ainda que a quantidade de queimadas em Mato Grosso do Sul até agora, em 2020, já é maior que a registrada no mesmo período do ano passado. Eram 6.066 focos até ontem contra 4.238 identificados até 24 de agosto de 2019.




Nos siga no Google Notícias