ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Interior

União vai fiscalizar aplicação de programa assistencial em usina do interior

Elverson Cardozo | 09/09/2013 17:45

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o MPE (Ministério do Trabalho e Emprego) vão fiscalizar a aplicação do programa assistencial destinado aos trabalhadores da usina A usina Fátima do Sul Agro-energética S/A – Álcool e Açúcar. A determinação, em caráter liminar, é da Justiça Federal.

O programa, previsto na lei 4.870/65, impõe aos produtores de cana, açúcar e álcool a obrigação de aplicar recursos em benefício dos trabalhadores industriais e agrícolas das usinas, destilarias e fornecedores, serviços de assistência médica, hospitalar, farmacêutica e social.

Em 2012, a empresa firmou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para implementar o programa. Com o acordo, caberia à usina elaborar o plano de assistência social e ao Mapa, por meio da Secretaria de Produção e Agroenergia, a aprovação e fiscalização, mas o órgão alegou que não houve orientação para estabelecer qualquer tratativa com as firmas produtores de açúcar e álcool, até que haja decisão judicial definitiva.

O argumento de impossibilidade de elaboração e execução do plano, segundo consta na decisão judicial, não possui respaldo. Ficou definido, portanto, que a União deve fiscalizar o programa, sob pena de crime de desobediência e de responsabilidade por improbidade administrativa. A multa diária, em caso de descumprimento, foi fixada em R$ 1mil.

Nos siga no Google Notícias