ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Usina de Porto Primavera fará testes em comportas na próxima semana

Procedimento de segurança será entre os dias 15 e 17 de julho

Por Kamila Alcântara | 11/07/2025 17:10
Usina de Porto Primavera fará testes em comportas na próxima semana
Usina Hidrelétrica Porto Primavera, que fica no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

A CESP (Companhia Energética de São Paulo) realiza na próxima semana testes de abertura e fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, mais conhecida como Porto Primavera. Localizada no rio Paraná, a estrutura fica na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, no município de Batayporã, a 353 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, conhecida como Porto Primavera, realizará testes em suas comportas entre 15 e 17 de julho. A estrutura, localizada no rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, passará por vistorias que fazem parte do cronograma anual de manutenção.Durante os trabalhos, técnicos verificarão o funcionamento de 16 comportas de superfície. A CESP orienta pescadores e ribeirinhos a evitarem a área próxima à barragem durante os testes, embora não haja previsão de aumento significativo no volume de água liberado.

As vistorias ocorrem entre os dias 15 e 17 de julho e fazem parte do cronograma anual de manutenção e segurança da barragem, atualmente sob controle da Auren Energia. De acordo com a companhia, os testes são preventivos e garantem que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento antes do período chuvoso, quando há risco de cheia nos rios.

Durante os três dias, técnicos irão verificar o desempenho das 16 comportas de superfície e outros sistemas da usina. Apesar de não haver previsão de aumento significativo no volume de água liberado, a orientação é para que pescadores e ribeirinhos evitem a área a jusante da barragem enquanto durarem os testes.

A empresa afirma que todas as ações seguem as normas do setor elétrico e estão sendo comunicadas previamente aos órgãos reguladores e à população das áreas próximas. Dúvidas podem ser encaminhadas ao canal direto da companhia com a comunidade, o “Diálogo Aberto”, pelo WhatsApp (11) 93032-6699.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias