ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Vereador desviou dinheiro para pagar silicone para mulher, diz assessor

Helio de Freitas, de Dourados | 24/11/2014 09:39
Cícero dos Santos e a mulher Mainara são escoltados por policiais federais, no dia 8 de outubro (Foto: Eliel Oliveira)
Cícero dos Santos e a mulher Mainara são escoltados por policiais federais, no dia 8 de outubro (Foto: Eliel Oliveira)

Dinheiro desviado através de diárias fraudulentas teria sido usado para pagar implantes de silicone no município de Naviraí, a 366 km de Campo Grande. A cirurgia teria sido feita pela empresária Mainara Géssika Malinski, mulher do presidente da Câmara de Vereadores Cícero dos Santos, o Cicinho do PT. Os dois estão presos, juntamente com outras oito pessoas, acusadas de crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A revelação foi feita pelo ex-assessor da Câmara de Vereadores da cidade, Rogério dos Santos Silva, o “Dill”, homem de confiança de Cícero dos Santos, acusado de chefiar o esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, da Polícia Federal.

No dia 15 de outubro, uma semana após ser preso, Rogério dos Santos Silva prestou novo depoimento sobre o caso, quando já estava no presídio estadual de Naviraí. No depoimento, ao qual o Campo Grande News teve acesso com exclusividade, Dill fez revelações que complicam ainda mais a situação de Cícero dos Santos, réu por cinco crimes em ação penal que tramita no Fórum local.

O depoimento foi prestado ao delegado da PF, Nilson Zocarato Zanzarin Ribeiro Negrão, e acompanhado pela promotora de Justiça Letícia Rossana Pereira Ferreira e pelo advogado de Rogério, Marcelo Caudas Pires de Souza.

Rogério Dill deu detalhes do esquema de corrupção instalado na Câmara para desviar dinheiro de diárias ilegais e para ficar com parte do salário de servidores nomeados por Cícero dos Santos. No depoimento ele conta também como o grupo de vereadores agia para colocar aliados em cargos estratégicos na prefeitura e confessa que recolhia dinheiro para Cicinho do PT, inclusive fora do município de Naviraí.

Segundo o ex-assessor, que em conversas gravadas pela PF era citado por Cícero dos Santos como de sua “total confiança”, o presidente da Câmara obrigava os assessores a pedirem diárias para viagens que nunca aconteciam e ficava com metade do dinheiro. “Ele dizia: ‘tem que ser assim, como é assim. Se não quiser eu mando embora’. Era emitido um cheque nominal, os funcionários assinavam no verso, trocavam os cheques e davam o dinheiro ao Cícero”, afirmou Rogério Dill.

Silicone – Rogério contou no depoimento que no ano passado, ele e mais dois assessores – Wagner e Priscila Freiderichi, foram obrigados a fazer financiamento bancário em seus nomes e entregar o dinheiro a Cícero dos Santos. “O dinheiro era em prol da mulher do Cícero, Mainara, que fez peito e depois colocou bunda, acredito que tudo com dinheiro público”, afirmou o ex-assessor.

Ele contou que após fazer o financiamento, Priscila foi demitida por Cícero dos Santos e passou a ameaçar o presidente da Câmara, exigindo R$ 4 mil para quitar o financiamento. Rogério contou que ele próprio levou o dinheiro para a ex-assessora.

Cicinho do PT também teria usado dinheiro público para pagar um montador de móveis da cidade, por serviços prestados à ex-mulher do presidente da Câmara. Rogério disse também que usava cheques pessoais para pagar dívidas de Cícero e depois era reembolsado, com dinheiro desviado dos cofres do Legislativo.

Combustível – Outro esquema de corrupção apontado por Rogério Dill existia no abastecimento de combustíveis. Segundo ele, Cícero dos Santos pagava despesas pessoais com o dinheiro destinado ao posto onde os carros da Câmara eram abastecidos.

O ex-assessor relevou que ele próprio fazia o controle de quais veículos tinham sido abastecidos em nome da Câmara e passava o valor para o financeiro do Legislativo emitir o cheque. “Cícero retinha o cheque, usava para pagar suas despesas pessoais e deixava o fornecedor a ver navios. O empresário ligava na Câmara para cobrar, havia discussão com o Cícero, que sempre dava um jeito, não sei como, e pagava o posto”, afirmou.

Ameaçado – Rogério dos Santos Silva afirmou no depoimento que mesmo dentro do presídio se sente ameaçado por Cícero dos Santos. Segundo ele, o presidente da Câmara afirma na cadeia que o episódio “não vai dar em nada” e fala para os demais negarem todas as denúncias. “Ele fala que vai contratar um perito para derrubar tudo isso, que entende de lei e eles vão ter que soltar a gente”, declarou o ex-assessor, que diz temer pela integridade de sua família se Cicinho do PT for solto.

Ao Campo Grande News, o Ministério Público em Naviraí informou nesta segunda-feira que até agora nenhum dos dez acusados de corrupção que estão presos pediu a chamada “delação premiada”, que permite a acusados de crime colaborar com as investigações em troca de uma pena menor.

O esquema de corrupção – No dia 31 de outubro, o juiz Eduardo Magrinelli Junior acatou a denúncia do Ministério Público contra cinco vereadores de Naviraí presos durante a Operação Atenas. O magistrado também aceitou a denúncia contra outras oito pessoas, sendo três delas vereadores que não foram presos, mas acabaram denunciados pelo MP.

Com a medida, as dez pessoas que estão presas, mais três vereadores que permanecem em liberdade, mas já foram afastados da Câmara, passaram a ser considerados réus na ação penal.

O juiz acatou a denúncia contra Cícero dos Santos, os vereadores Marcus Douglas Miranda, Carlos Alberto Sanches, Solange Melo e Adriano José Silvério, contra os ex-assessores da Câmara Wagner Nascimento Máximo Antônio, Rogério dos Santos Silva, o “Dill”, e Thiago Caliza da Rocha; contra Carlos Brito de Oliveira, que prestava serviço de sonorização e gravação de vídeo para a Câmara, e contra Mainara Gessika Malinski. No dia 7 deste mês, Solange Melo renunciou ao mandato.

Magrinelli Junior também acolheu a denúncia contra os vereadores Elias Alves (Pros), o “Elias Construtor”, Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas (PSD), já substituídos na Câmara pelos suplentes Djalma Marques de Oliveira (PMDB), Deoclécio Zeni (PSDB) e Luiz Carlos Garcia (PSD).

Cícero dos Santos, apontado como o articulador do esquema de corrupção, é o único dos 13 réus que responde por cinco crimes – organização criminosa (pena de 3 a 8 anos), corrupção passiva (2 a 12 anos), peculato (2 a 12 anos), fraude em licitação (2 a 4 anos) e lavagem de dinheiro (3 a 10 anos).

Marcus Douglas, que está em prisão domiciliar por ser advogado, responde por organização criminosa, corrupção passiva e peculato (quando servidor público se apropria de valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desvia em proveito próprio ou alheio).

Adriano José Silvério é réu por corrupção passiva e organização criminosa. A policial civil aposentada e agora ex-vereadora Solange Melo responde por peculato e organização criminosa e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, é réu por organização criminosa e corrupção passiva.

Mainara responde por lavagem de dinheiro e organização criminosa e Carlos Brito de Oliveira por fraude à licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os ex-assessores Wagner, Thiago Caliza e Rogério são réus por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Na semana passada o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou habeas corpus aos dez acusados, presos desde 8 de outubro.

Nos siga no Google Notícias