ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Vetorial e ALL desistem de investir R$ 11,5 bilhões em mega projeto em MS

Priscilla Peres | 11/12/2014 15:24
Projeto visava integrar empresas para produzir e exportar minério de Corumbá. (Foto: Diário Corumbaense)
Projeto visava integrar empresas para produzir e exportar minério de Corumbá. (Foto: Diário Corumbaense)

Na mesma semana em que a Vale cogitou fechar a mina de ferro de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, devido aos baixos preços da matéria-prima do aço, a ALL (América Latina Logística) e a Triunfo decidiram acabar com a Vetria Mineração. O projeto iniciado em 2011 previa R$ 11,5 bilhões em investimentos em jazidas de minério de ferro no município do Estado.

Em notificação de fato relevante publicado ontem pela ALL e a Triunfo, as empresas informam que decidiram descontinuar o projeto, por descumprimento de condições previstas no contrato de associação e "considerando as condições de mercado e perspectivas atuais, especialmente no que diz respeito aos níveis de preço praticados para o minério de ferro".

De acordo com matéria publicada hoje peça Reuters, o preço do minério de ferro na Ásia atingiu um pico de quase 200 dólares por tonelada em 2011. Mas, atualmente, a commodity está sendo negociada abaixo do patamar de 70 dólares, pressionada pela desaceleração da economia chinesa, maior consumidora do produto.

As empresas se comprometem a "avaliar, definir e adotar conjuntamente os atos e as medidas que vierem a ser necessários em virtude da referida resolução, nos termos do Contrato de Associação". A ALL detém mais de 50% da Vetria, seguida por Triunfo, com mais de 15%, e acionistas da Vetorial, com mais de 33%.

A Vetria informou que as operações continuam e que funcionários não serão demitidos, a princípio, porém a mina de ferro voltará a ser controlada pela Vetorial. Por sua vez, a Vetorial ainda não se manifestou sobre o caso.

Segundo ALL e Triunfo, os contratos de arrendamento de direitos minerários firmados com a MMX Corumbá Mineração e de opção de compra da totalidade das ações da MMX Corumbá, que faz fronteira com a Vetorial, foram integralmente cedidos para a Vetorial Siderurgia. O arrendamento dos direitos inclui uma unidade de beneficiamento de minério com capacidade para 2 milhões de toneladas anuais.

Criada em 2011 por três empresas, a Vetria queria unir o transporte, o exploração de minério e a comercialização e exportação para investir na mina de Corumbá. A Vetorial entrou na parceria com a doação da mina para exploração, que agora será retomada.

Nos siga no Google Notícias