ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Vídeo mostra detentos feridos após confronto com policiais do Choque

Mãe de detento denunciou agressões hoje ao MP; “tem preso mordido por cachorro, com braço quebrado”, disse ela; Segurança Pública afirma que situação ocorreu “dentro da normalidade”

Helio de Freitas, de Dourados | 19/04/2018 11:04
Fotomontagem mostra presos feridos após confronto com a Tropa de Choque, ontem na PED (Foto: Reprodução)
Fotomontagem mostra presos feridos após confronto com a Tropa de Choque, ontem na PED (Foto: Reprodução)

Vídeos e fotos que estão circulando em grupos do aplicativo WhatsApp e em outras redes sociais mostram detentos feridos após o confronto com a Batalhão de Choque da Polícia Militar, ontem (18), na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Segundo as denúncias, pelo menos 30 presos ficaram feridos, com cortes na cabeça e nos braços, marcas de cassetete nas costas e ferimentos por balas de borracha.

O caso também foi denunciado na manhã desta quinta-feira ao Ministério Público pela mãe de um dos internos. O confronto ocorreu na manhã de ontem, quando presos do raio II da PED tentaram impedir a entrada de policiais e agentes penitenciários para fazer pente-fino nas celas.

“Tem preso com braço quebrado, com dedo amputado, mordido por cachorro, com cortes na cabeça. Eles tentaram impedir a entrada nas celas justamente porque sabiam que isso ia acontecer”, disse ao Campo Grande News a autora da denúncia ao MP, que pediu para ter sua identidade mantida em sigilo.

No vídeo abaixo, os detentos mostram os ferimentos provocados durante o confronto. Os vídeos foram feitos usando celulares dentro do presídio, apesar da vistoria feita anteriormente.

O confronto entre presos e policiais na penitenciária de Dourados provocou uma onda de protestos em outros três presídios de Mato Grosso do Sul – em Campo Grande, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti.

Em nota no final da tarde de ontem, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) confirmou que algumas celas na Capital foram danificadas e que um detento teve o dedo amputado, mas em Três Lagoas. Os feridos em Dourados não foram citados na nota oficial de ontem.

Hoje, através da assessoria de imprensa, a Sejusp informou que todos os presos feridos receberam atendimento médico necessário. “Toda a situação ocorreu dentro da normalidade”, segundo a secretaria.

OAB - A Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Dourados está acompanhando as denúncias. Seis advogados foram hoje de manhã à PED e ouviram o relato de dois internos do raio II, onde ocorreu o confronto.

Ao Campo Grande News, o presidente da comissão, Osmar Blanco, disse que amanhã a comissão vai voltar ao presídio, para fazer um levantamento de todos os detentos que ficaram feridos. “Vamos solicitar o registro de um boletim de ocorrência e que todos os feridos passem por exame de corpo de delito”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias