Vídeo registra ação da FAB contra avião suspeito; droga não foi encontrada
Aeronave ignorou ordens, recebeu tiro de detenção e foi abandonada antes da abordagem policial
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Força Aérea Brasileira interceptou uma aeronave suspeita no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul na manhã desta sexta-feira (31). O avião entrou no país vindo da Bolívia sem plano de voo e sem contato com órgãos de controle. Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados e, após o piloto ignorar ordens, foi realizado um tiro de detenção. A aeronave pousou a 200 km de Campo Grande e foi encontrada abandonada, sem drogas ou materiais ilícitos. Os ocupantes fugiram antes da chegada das equipes.
As imagens da perseguição e da interceptação de uma aeronave suspeita no céu de Mato Grosso do Sul revelam detalhes da operação realizada pela FAB (Força Aérea Brasileira) na manhã desta sexta-feira (31). Os vídeos mostram o acompanhamento do avião pelos militares, o sobrevoo da região e a mobilização das equipes em solo. Apesar da suspeita inicial de que a aeronave transportava drogas, nenhuma carga ilícita foi encontrada e, até o momento, ninguém foi preso.
A ação começou após o avião entrar no espaço aéreo brasileiro vindo do sul da Bolívia sem plano de voo, sem manter contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo e com matrícula não identificada. Diante das irregularidades, a aeronave foi classificada como suspeita pela Defesa Aeroespacial Brasileira.
Para a interceptação, o COMAE (Comando de Operações Aeroespaciais) acionou dois caças A-29 Super Tucano, responsáveis por executar as MPEA (Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo). Segundo a FAB, os pilotos militares seguiram todas as etapas previstas para esse tipo de ocorrência.

Como o piloto desobedeceu repetidamente às determinações, foi empregado o TDE (Tiro de Detenção), disparo previsto no Decreto nº 5.144, de 2004, utilizado para impedir a continuidade do voo de aeronaves consideradas suspeitas.
Após a interceptação, o avião realizou um pouso forçado em uma pista não preparada, localizada a cerca de 200 quilômetros ao norte de Campo Grande. Um helicóptero da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) foi deslocado para dar apoio à abordagem, enquanto equipes da PF (Polícia Federal) e do Bope seguiram por terra até o local.
As imagens também mostram os policiais fortemente armados durante a aproximação da aeronave. No entanto, ao chegarem, os agentes encontraram apenas o avião abandonado. Os ocupantes conseguiram fugir antes da chegada das equipes.

A suspeita inicial era de que a aeronave estivesse sendo utilizada para o transporte de drogas na rota entre a Bolívia e o Brasil. Entretanto, conforme apurado pela reportagem, nenhuma droga, arma ou outro material ilícito foi encontrado no interior do avião.
As diligências continuam na região para localizar os ocupantes da aeronave e esclarecer a finalidade do voo. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Em nota, a FAB afirmou que atua permanentemente na vigilância e na defesa do espaço aéreo brasileiro e ressaltou que operações como essa integram as ações de combate aos voos clandestinos e ao tráfico internacional nas regiões de fronteira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

