ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

"Vírus só tem no Brasil?", questiona morador ao ver fronteira lotada

Com bares fechados em MS, moradores atravessam fronteira para aglomerar no Paraguai

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 21/03/2021 14:59


Com o fechamento do comércio em Ponta Porã, bares e restaurantes na cidade vizinha, Pedro Juan Caballero, no Paraguai ficaram lotados na noite deste sábado (20). Apenas uma avenida, a Marechal Floriano, separa as duas cidades o que facilita o “vai e vem” de sul-mato-grossenses para a região e, consequentemente aumenta o risco de transmissão entre moradores dos dois países. No Paraguai, o toque de recolher é das 00h até às 5h.

Vídeo a que a reportagem teve acesso mostra os principais estabelecimentos da Avenida Mariscal Estigarribia, repletos de clientes. Pelo menos três bares aparecem lotados com mesas espalhadas na calçada.

Ninguém respeitava o distanciamento recomendado ou sequer usava máscaras de proteção, medidas sistematicamente recomendadas pelas autoridades em saúde e governos, para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

O movimento era tão intenso que até mesmo o trânsito fluía lentamente por conta do grande fluxo de veículos. “Será que o vírus só tem no Brasil e no Paraguai, não?”, questiona o autor da filmagem, não identificado.

O vídeo foi gravado por volta das 20h10 e continua no lado brasileiro da fronteira. “Entramos no Brasil, olha que tristeza. Como é que essas pessoas vão sobreviver”, comenta uma mulher ao mostrar as ruas de Ponta Porã completamente desertas.

Bares e lanchonetes aparecem fechados, revelando um panorama completamente diferente do que é visto no lado paraguaio da fronteira. “Os governantes tem que rever a situação de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Olha aqui que tristeza, não tem ninguém, tudo fechado”, conclui.

Pandemia - Desde o início da pandemia, Ponta Porã registrou 105 óbitos por covid-19 e 4.978 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus na cidade. Ao todo 3.826 pessoas já perderam a vida para a doença no Estado. Pelo segundo dia consecutivo, mais de mil pessoas estão internadas por conta da doença em MS.

Nos siga no Google Notícias