A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

28/10/2011 10:36

Investigação da PF apontou pagamento de 250 mil em propinas a PMs de Navirai

Ângela Kempfer

O mesmo Batalhão alvo da operação “Fumus Malus” nesta semana foi surpreendido em dezembro do ano passado pela Polícia Federal em Navirai, quando um grupo de 6 policiais militares foi acusado de extorquir criminosos em troca da liberação de cargas de contrabando.

A quadrilha começou a ser descoberta em novembro de 2010, quando um dos PMs foi preso em flagrante ao esconder o caminhão com material ilegal, na tentativa de receber R$ 250 mil para ajudar na passagem da carga.

As investigações tiveram início com uma denúncia anônima que levou também à apreensão, em Naviraí, de caminhão bitrem carregado com cigarro e defensivo agrícola contrabandeados.

Quase um ano depois, o 12º Batalhão da PM em Navirai foi novamente alvo de operação policial na quarta-feira, pelo mesmo motivo, com 9 homens do efetivo presos.

Pelo menos uma vez por ano a Polícia Federal deflagra operação contra o contrabando em de Naviraí.

Em setembro deste ano, a Operação “Marco 334” desarticulou cinco quadrilhas de contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul, com 37 mandados de busca e apreensão, 26 mandados de prisão preventiva e 10 de condução coercitiva, além da Justiça bloquear 81 contas bancárias e sequestrar móveis em nomes dos integrantes da quadrilha.

O contrabando de cigarros entrava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, próximos às cidades de Mundo Novo e Eldorado, e seguia para São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

As investigações duraram 17 meses, tempo em que foram instaurados 40 inquéritos policiais, que resultaram na prisão de 57 pessoas e apreensão de 72 caminhões e carretas, além de 22 milhões de maços de cigarro.

Em março de 2008, a PF realizou a “Operação Atalaia” para desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarro e madeira na região sul e, novamente, prendeu PMs por envolvimento no caso. Quatro policiais militares tiveram prisão decretada, sendo que três deles de Naviraí.

Em 2009, a operação "Zero Grau" também teve como objetivo coibir a entrada de cigarros em grande escala na mesma região. Quadrilha foi descoberta em esquema que envolvia uso de carretas-tanque e caminhões frigoríficos para o transporte.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions