ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Investigação da PF apontou pagamento de 250 mil em propinas a PMs de Navirai

Ângela Kempfer | 28/10/2011 10:36

O mesmo Batalhão alvo da operação “Fumus Malus” nesta semana foi surpreendido em dezembro do ano passado pela Polícia Federal em Navirai, quando um grupo de 6 policiais militares foi acusado de extorquir criminosos em troca da liberação de cargas de contrabando.

A quadrilha começou a ser descoberta em novembro de 2010, quando um dos PMs foi preso em flagrante ao esconder o caminhão com material ilegal, na tentativa de receber R$ 250 mil para ajudar na passagem da carga.

As investigações tiveram início com uma denúncia anônima que levou também à apreensão, em Naviraí, de caminhão bitrem carregado com cigarro e defensivo agrícola contrabandeados.

Quase um ano depois, o 12º Batalhão da PM em Navirai foi novamente alvo de operação policial na quarta-feira, pelo mesmo motivo, com 9 homens do efetivo presos.

Pelo menos uma vez por ano a Polícia Federal deflagra operação contra o contrabando em de Naviraí.

Em setembro deste ano, a Operação “Marco 334” desarticulou cinco quadrilhas de contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul, com 37 mandados de busca e apreensão, 26 mandados de prisão preventiva e 10 de condução coercitiva, além da Justiça bloquear 81 contas bancárias e sequestrar móveis em nomes dos integrantes da quadrilha.

O contrabando de cigarros entrava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, próximos às cidades de Mundo Novo e Eldorado, e seguia para São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

As investigações duraram 17 meses, tempo em que foram instaurados 40 inquéritos policiais, que resultaram na prisão de 57 pessoas e apreensão de 72 caminhões e carretas, além de 22 milhões de maços de cigarro.

Em março de 2008, a PF realizou a “Operação Atalaia” para desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarro e madeira na região sul e, novamente, prendeu PMs por envolvimento no caso. Quatro policiais militares tiveram prisão decretada, sendo que três deles de Naviraí.

Em 2009, a operação "Zero Grau" também teve como objetivo coibir a entrada de cigarros em grande escala na mesma região. Quadrilha foi descoberta em esquema que envolvia uso de carretas-tanque e caminhões frigoríficos para o transporte.

Nos siga no Google Notícias