ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Jornalista que matou garoto já está no Instituto Penal

Redação | 23/11/2009 17:24

Já em uma cela do Instituto Penal de Campo Grande, o jornalista Agnaldo Gonçalves se apega a versão de legítima defesa para atenuar provável condenação pelo assassinato do garoto Rogério Mendonça, de 2 anos.

O advogado que representa Agnaldo, Valdir Custódio, diz que agora o mais difícil é conseguir testemunhas que aceitem falar sobre o que viram na manhã do dia 18 de novembro, na avenida Mato Grosso. "Todo mundo está com medo, porque viu a agressividade do rapaz que dirigia a caminhonete", justifica acusando o tio do menino, Aldemir Pedra, de ter provocado a briga.

Custódio lembra que o local onde o crime ocorreu é bastante movimentado e garante que já conversou com pessoas que apresentam uma versão diferente da propagada pela família do menino.

O advogado diz que o jornalista apenas se defendeu de agressões e ameaças do tio de Rogerinho, que dirigia a L-200 onde o menino estava com a irmã de 5 anos e o avô, que também foi baleado.

"De uma reação, cuja multiplicidade de causas não foi ainda exposta. Definitivamente o Jornalista Agnaldo Ferreira Gonçalves não é um desequilibrado, que diante de motivo de somenos relevo, sai pela rua atirando a esmo. Definitivamente não o é", garante a defesa.

O perfil do autor, apresentado pelos advogados, é de um pai de família, casado há 32 anos, e com 2 filhos, que em "60 anos de vida, jamais se envolveu em qualquer incidente desta natureza ou protagonizou qualquer ato de violência."

Na versão de Agnaldo, foi Aldemir quem levou o caso ao desfecho trágico. A defesa sustenta que no cruzamento das avenidas Ernesto Geisel e Mato Grosso (cerca de 600 metros de onde ocorreram os disparos) o tio do menino parou em meio a pista de rolamento, impedindo o fluxo de veículos, demonstrando que iria fazer uma conversão em local proibido.

Neste momento, Agnaldo teria passado pelo veículo e sinalizado que a conversão não era permitida naquele local.

Já bem perto da esquina com a Calógeras, o autor diz que foi alcançado pela caminhonete, "sendo que seu condutor, extremamente exaltado, pedia para que Agnaldo encostasse seu veículo", relata a defesa.

Os dois pararam os veículos, perto do Hotel Gaspar e ambos desceram." Alegando que havia sido xingado, Aldemir iniciou uma série de agressões contra Agnaldo, enquanto o Jornalista tentava explicar que não o havia ofendido, apenas havia sinalizado para que seguisse adiante, pois, iria fazer uma conversão em via proibida", continua a nota da defesa.

O advogado garante que o rapaz bateu em Agnaldo por três vezes e afirmou, "em alto e bom som, que iria matá-lo".

A defesa diz que a todo momento o avô do menino, o pecuarista João Afonso Pedra, que também havia descido da caminhonete, "tentava conter Aldemir".

Segundo Valdir Custódio, a briga chegou ao ponto que chegou porque "Aldemir afirmou que pegaria uma arma na caminhonete e mataria Agnaldo, tentou por duas vezes se dirigir até a caminhonete e, em ambas as oportunidades, foi impedido por João Afonso Pedra. Na segunda tentativa de Aldemir ir até o veículo para se armar o Jornalista Agnaldo conseguiu entrar em seu carro e fugir do local", detalha a defesa com base no depoimento do jornalista.

Na versão de Agnaldo, ele ainda tentou sair do local, quando foi alcançado por Aldemir em sua caminhonete e foi fechado. "Temendo que fosse concretizada a promessa de morte, Agnaldo pegou a arma que trazia e deu cinco disparos contra a caminhonete, mas tentando atingir Aldemir", afirma Valdir Custódio.

Segundo o advogado, o aparelho celular de Agnaldo foi entregue à Polícia para que fosse comprovada ligação ao 190, antes dos disparos e durante o bate-boca, na intenção de pedir socorro diante das ameaças..

"Ele jamais tencionou atingir o menino Rogério Mendonça. Não sabia que além do agressor e do avô haviam outras pessoas ocupando a caminhonete. Não é verdade que foi avisado da presença de crianças no veículo, até porque, antes dos disparos o jornalista não havia esboçado qualquer reação ou qualquer ato de revide", completa o advogado.

Nos siga no Google Notícias