ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Julgamento do caso Raposa Serra do Sol será em fevereiro

Redação | 04/01/2009 07:51

O julgamento do caso "Raposa Serra do Sol" abrirá, em fevereiro, a pauta de julgamentos do STF (Supremo Tribunal Federal) na volta do recesso judiciário. O processo julga a constitucionalidade da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

A decisão tem influências sobre Mato Grosso do Sul e produtores já temem perder áreas no Estado. A classe aguarda o julgamento para saber se as demarcações de terras poderão ser feitas em área contínua ou apenas em ilhas.

A tendência é que seja confirmada uma decisão pela saída de todos os produtores de arroz e famílias de agricultores brancos, de Roraima, que se recusam deixar a área de 1,7 milhão de hectares, por dicordarem da indenização oferecida pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Já foram oito votos a favor da demarcação contínua até o novo pedido de vista, do ministro Marco Aurélio Mello. Apesar de improvável, tecnicamente, é possível uma decisão favorável à permanência dos não-índios dentro da reserva, pois os votos dados até agora podem ser mudados em função da posição daqueles ministros que ainda não se manifestaram.

Nos siga no Google Notícias