A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/01/2009 17:26

Justiça de MS declara constitucional Lei Maria da Penha

Redação

O Ministério Público Estadual conseguiu convencer e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul considerou constitucional a Lei Maria da Pena. Sancionada em 2006 no País, foi criada para coibir a violência contra a mulher, estabelecendo punições mais severas aos agressores.

Em sessão na tarde desta quarta-feira, o TJ/MS acolheu o parecer do procurador-geral de Justiça, Miguel Vieira da Silva, pela legalidade da lei.

O debate começou há dois anos, a partir de decisão do juiz de Itaporã, pela inconstitucionalidade da lei. Em março de 2007, Paulino José da Silva foi preso em flagrante no município por lesão corporal contra a esposa Patrícia, medida que só se tornou possível depois da lei.

Logo depois, o agressor foi solto por ordem da Justiça, que considerou a lei inconstitucional, alegando ser discriminatória por enquadrar apenas os homens.

No mesmo ano, o MPE tentou reverter a decisão, mas em setembro de 2007, a 2ª

Turma Criminal do TJ negou o recurso sob a justificativa de que "a Lei Maria da Penha está contaminada por vício de inconstitucionalidade," por infringir os princípios da igualdade e da proporcionalidade.

Em defesa, o procurador

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions