A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018

21/09/2015 22:40

Justiça garante exportação de carne apesar da greve de fiscais agropecuários

Juliana Brum
Há 5 dias paralisados os produtos de importação e exportação como os grãos já são 70% afetados (Foto - Divulgação) Há 5 dias paralisados os produtos de importação e exportação como os grãos já são 70% afetados (Foto - Divulgação)

Frigoríficos conseguiram manter a exportação de carne, apesar da greve dos fiscais agropecuários, que começou há cinco dias no Estado. As empresas obtiveram mandado de segurança na Justiça para "furar" a paralisação e não suspender a venda para o mercado externo, segundo a divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Já a venda de grãos ao exterior teve queda de 70%.

A principal reinvindicação dos fiscais agropecuários é a mudança da nomenclatura do cargo de fiscal federal para auditores fiscal federal. Eles também pedem a reposição de 50% no quadro de funcionários.

No Estado, 99% aderiram à paralisação da categoria, segundo o presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários, André Quirino. "A categoria teve uma reunião com o Governo Federal na última sexta-feira (18) em Brasília, mas sem avanço algum, afinal foi apenas uma tentativa de desmobilizar a greve, porque colocar um mediator que nem sabia do que se tratava as nossas reivindicações. Não há outra saída a não ser tocar a greve," explicou. 

Três mesesAs demais instituições federais em greve são: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IFMS (Instituto Federal Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Nesta última, técnicos administrativos e professores estão em greve há mais de três meses. 

Com mais de 80 dias paralisados tanto o INSS quanto o IFMS esperam uma proposta concreta baseada nas contra-propostas apresentadas pelas instituições.

"Estamos nos sentindo 'empacados' já que avançamos nas negociações e esperamos há mais de cinco dias a proposta assinada do Governo que está prorrogando sem colocar no papel o acordo pré fixado. Enquanto isto a greve continua" declarou Anita Terezinha Nunes Borba, 59 anos, integrante do comando de greve.

Dois municípios de MS terão veículos adaptados para atender deficientes físicos
Dois municípios de Mato Grosso do Sul receberão veículos adaptados para ampliar o acesso e promover a qualificação dos serviços de reabilitação de pa...
Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões para o próximo sorteio, na quinta-feira
Ficou para a próxima quinta-feira (20) a oportunidade dos apostadores faturarem o prêmio da Mega-Sena que chegou aos R$ 50 milhões, depois de acumula...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions