ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Justiça manda INSS contratar perito no lugar de grevista

Redação | 25/08/2010 14:03

A 19ª Vara da Justiça Federal em São Paulo determinou hoje (25) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contrate, em caráter emergencial, médicos para realizarem perícias, atendendo parcialmente pedido do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo.

No pedido, o MPF alega que está ocorrendo demora na execução das perícias, por causa da greve dos peritos, iniciada no dia 22 de junho. O trabalho feito pelos peritos médicos é a avaliação médica pela qual o segurado precisa passar para receber benefícios, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez permanente, entre outros.

Os procuradores da República pedem que o INSS seja obrigado a contratar profissionais terceirizados para regularizar o atendimento. O INSS estima que cerca de 400 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da paralisação.

Em sua decisão, o juiz José Carlos Motta reconheceu como "legítimo e justo" o movimento grevista, porém afirmou que o direito do segurado não pode ser prejudicado por conta da paralisação. "No mais das vezes, pessoas de poucos recursos financeiros e que dependem das prestações oriundas de benefícios previdenciários de que são titulares para a sua sobrevivência e de seus familiares, não podem ser colhidos por conflitos de interesse da espécie", destacou o juiz, em seu despacho.

O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, não descartou a contratação temporária de peritos. "A contratação de terceirizados só ocorrerá se a negociação, que no momento está a cargo da Federação Nacional dos Médicos [Fenam], não prosperar", disse ontem (24) o ministro à Agência Brasil.

Nos siga no Google Notícias