ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Kits atrasam e 32 pacientes aguardam exames da chikungunya em MS

Filipe Prado | 04/12/2014 10:56
O número de pacientes esperando para resultados dos testes da doença "empacou" mesmo com biomédica no Estado (Foto: Marcelo Calazans)
O número de pacientes esperando para resultados dos testes da doença "empacou" mesmo com biomédica no Estado (Foto: Marcelo Calazans)

O número de pacientes que estão esperando a confirmação da febre chikungunya - doença nova e que pode manter a pessoa com os sintomas semelhantes aos da dengue por até três anos - está aumentando em Mato Grosso do Sul. No primeiro boletim, divulgado em novembro, a fila de espera era de 31 pessoas, ficando praticamente estável em dezembro, com 32 pacientes aguardando resultado. O Estado possui uma biomédica para realizar os exames, mas precisa esperar a chegada de kits do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora em vigilância da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Bernadete Lewandowski, os exames são realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), onde outros Estados mandam as amostras para a confirmação da doença. “Ligamos quase todos os dias, mas não depende da gente”, admitiu.

A diretora explicou que o instituto realiza os exames mais de uma vez, para relatar com precisão a doença do paciente, por isso o processo é demorado. “Eles só divulgam quando tem certeza”, assegurou.

Ela afirmou que a SES já possui uma biomédica apta para realizar os exames em Mato Grosso do Sul, porém o Ministério da Saúde não enviou os kits necessários para realizar os testes. “Não posso prever um prazo para a chegada dos kits”.

Segundo o 3º boletim da chikungunya, foram 42 notificadas no Estado, sendo 27 em Campo Grande. Até agora somente houve uma confirmação da doença, na Capital, e oito pacientes tiveram testes negativos em relação à doença.

Bernardete alertou para os casos de chikungunya no período de chuvas, já que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é o vetor da doença.

Nos siga no Google Notícias