ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Lei estadual proíbe bancos de emitir comprovante em papel térmico

Aline dos Santos | 29/05/2013 12:39

Lei estadual proíbe a emissão de comprovantes de operações em papel termossensível, cujos impressos acabam se apagando com o passar do tempo. A lei estadual 4.355, sancionada hoje pelo governador André Puccinelli (PMDB), abrange estabelecimentos comerciais e instituições financeiras. A proibição começa a valer dentro de 120 dias.

A legislação se aplica a recibos, notas fiscais, cupons fiscais e outros documentos que necessitem ser guardados pelo consumidor. Caso a norma seja descumprida, as empresas infratoras fim sujeitas a penas estipuladas no Código de Defesa do Consumidor, que vai de multa à cassação.

O projeto é de autoria do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB). Para o parlamentar, os consumidores não podem ter seus direitos prejudicados por conta do uso de um papel que simplesmente se apaga com a exposição à luz com o passar do tempo. “Por via de regra, esses comprovantes devem ser guardados por um período não inferior a cinco anos, tempo geral para prescrição”, afirma, em entrevista ao site de notícias da Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias