ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Lula sancionou hoje lei que permite guarda compartilhada

Redação | 13/06/2008 13:31

O  presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou hoje a lei que permite que pais e mães separados compartilhem a guarda dos filhos. Com a guarda compartilhada, o pai e a mãe passam a dividir direitos e deveres relativos aos filhos e as decisões sobre a rotina da criança ou do adolescente.

Questões relacionadas à escola e viagens, por exemplo, passam a ser tomadas em conjunto. Da forma como a legislação funciona hoje, só pai ou mãe tem essa prerrogativa.

O projeto aprovado no Congresso Nacional altera o Código Civil. Ao decidir sobre o assunto, o juiz poderá dar preferência à guarda compartilhada quando não houver acordo entre os pais. Esse sistema pode ser fixado também por consenso, forma que também será utilizada para decidir o tempo que cada um dos pais ficará com o filho.

Representantes de todo o País foram a Brasília, inclusive de Mato Grosso do Sul, como é o caso do advogado Luiz Otávio da Anunciação que, no ano passado, fez uma viagem de bicicleta até o Rio Grande do Sul para defender a bandeira da guarda compartilhada.

A lei foi sancionada no Palácio do Planalto, em cerimônia fechada, e agora segue para publicação no Diário Oficial da União.

Nos siga no Google Notícias