A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

29/10/2013 17:47

Mais Médicos: 19 profissionais iniciam capacitação para atuar no interior de MS

Bruno Chaves
Dez cidades do Estado receberão os médicos - 15 cubanos e 4 brasileiros (Foto: Divulgação/Edemir Rodrigues)Dez cidades do Estado receberão os médicos - 15 cubanos e 4 brasileiros (Foto: Divulgação/Edemir Rodrigues)

Selecionados para atuarem em Mato Grosso do Sul pelo Programa Mais Médicos, 19 profissionais da saúde começaram, nesta terça-feira (29), o cronograma de capacitação sobre as atividades médicas do Estado.

Todos os médicos – 15 cubanos e quatro brasileiros – iniciaram o curso na Escola de Saúde Pública em Campo Grande, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, os médicos farão o curso durante dois dias para conhecer a atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) e a história da saúde em Mato Grosso do Sul. Somente após esse processo, os profissionais serão encaminhados aos municípios determinados pelo Ministério da Saúde.

Cidades contempladas – No Estado, 10 cidades foram marcadas na lista do Ministério para receber os médicos da segunda etapa programa. Os municípios são: Corumbá, Campo Grande, Bela Vista, Mundo Novo, Tacuru, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Caracol e Coronel Sapucaia.

A estimativa é de que os médicos sejam encaminhados para os postos de trabalho a partir do dia 1º de novembro. Eles passarão por nova capacitação e iniciarão os trabalhos nas unidades a partir do dia 4 de novembro.

Para o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Antônio Lastória, a Atenção Básica é o foco das ações do Programa Mais Médicos e para os municípios terem sua cobertura em 100% as avaliações e capacitações dos profissionais serão essenciais.

“Serão profissionais que receberão o paciente no atendimento inicial nas unidades. Faremos o acompanhamento através de avaliações e instruções para depois encaminhá-los a cada município para assim iniciar os atendimentos nas unidades de saúde”, disse o secretário.

Mato Grosso do Sul deve receber 243 médicos do programa federal, conforme dados do Ministério da Saúde. A previsão é de que na primeira semana de novembro novos médicos sejam encaminhados para mais municípios do Estado na 3ª etapa do Programa.

MS recebe neste fim de semana 22 profissionais do Programa Mais Médicos
Ao todo, 22 médicos estrangeiros chegam neste fim de semana a Mato Grosso do Sul, onde atuarão a partir de 4 de novembro, na segunda etapa do Program...
Programa Mais Médicos atendeu mais de 24 mil pacientes em MS
Desde que entrou em vigor, o Programa Mais Médicos, do governo federal, já atendeu 25.150 pacientes em Mato Grosso do Sul, segundo o Ministério da Sa...
Conselho de Psicologia aprova resolução com regra para atendimento a transexuais
Em meio à polêmica que cerca a iniciativa de psicólogos para derrubar, na Justiça, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe o...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions