ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mais Médicos: 19 profissionais iniciam capacitação para atuar no interior de MS

Bruno Chaves | 29/10/2013 17:47
Dez cidades do Estado receberão os médicos - 15 cubanos e 4 brasileiros (Foto: Divulgação/Edemir Rodrigues)
Dez cidades do Estado receberão os médicos - 15 cubanos e 4 brasileiros (Foto: Divulgação/Edemir Rodrigues)

Selecionados para atuarem em Mato Grosso do Sul pelo Programa Mais Médicos, 19 profissionais da saúde começaram, nesta terça-feira (29), o cronograma de capacitação sobre as atividades médicas do Estado.

Todos os médicos – 15 cubanos e quatro brasileiros – iniciaram o curso na Escola de Saúde Pública em Campo Grande, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, os médicos farão o curso durante dois dias para conhecer a atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) e a história da saúde em Mato Grosso do Sul. Somente após esse processo, os profissionais serão encaminhados aos municípios determinados pelo Ministério da Saúde.

Cidades contempladas – No Estado, 10 cidades foram marcadas na lista do Ministério para receber os médicos da segunda etapa programa. Os municípios são: Corumbá, Campo Grande, Bela Vista, Mundo Novo, Tacuru, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Caracol e Coronel Sapucaia.

A estimativa é de que os médicos sejam encaminhados para os postos de trabalho a partir do dia 1º de novembro. Eles passarão por nova capacitação e iniciarão os trabalhos nas unidades a partir do dia 4 de novembro.

Para o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Antônio Lastória, a Atenção Básica é o foco das ações do Programa Mais Médicos e para os municípios terem sua cobertura em 100% as avaliações e capacitações dos profissionais serão essenciais.

“Serão profissionais que receberão o paciente no atendimento inicial nas unidades. Faremos o acompanhamento através de avaliações e instruções para depois encaminhá-los a cada município para assim iniciar os atendimentos nas unidades de saúde”, disse o secretário.

Mato Grosso do Sul deve receber 243 médicos do programa federal, conforme dados do Ministério da Saúde. A previsão é de que na primeira semana de novembro novos médicos sejam encaminhados para mais municípios do Estado na 3ª etapa do Programa.

Nos siga no Google Notícias