ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mapa descarta antecipar vacinação contra aftosa, mas libera estados

Fabiano Arruda | 28/09/2011 17:42

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve publicar portaria nesta quinta-feira em que declara não ser necessária a antecipação do período de vacinação contra a aftosa, previsto para novembro, após confirmação de foco no Paraguai.

No entanto, a medida deve liberar os estados a vacinarem seus rebanhos pontualmente. As informações são da titular da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina.

“Caso houver necessidade de entrarmos em territórios como assentamentos e terras indígenas, por exemplo, poderemos agir”, exemplificou a secretária.

Ela afirmou ainda que não sabe se haverá necessidade da vacinação pontual em rebanhos no Estado, mas disse que irá se reunir com técnicos do Estado nesta quinta para discutir o assunto.

Tereza Cristina voltou a demonstrar confiança no reforço de vigilância contra a aftosa por Iagro, DOF, Exército e Polícia Militar, apesar da complexidade em monitorar cerca de 700 quilômetros de fronteira seca.

“Ninguém é doido de trazer gado para cá, pois se trouxerem, vamos achar”, cravou, assegurando que, por enquanto, não houve a necessidade de abater animais no Estado vindos do Paraguai e que a situação na região é tranquila.

“É impossível monitorar 100% da área, mas estamos vigilantes para agir”, complementou.

Nos siga no Google Notícias