ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Marco Túlio vê OAB adormecida e defende debate com sociedade

Aline dos Santos | 06/10/2012 15:08
Candidato, Marco Túlio critica inércia da entidade. (Foto: Minamar Júnior)
Candidato, Marco Túlio critica inércia da entidade. (Foto: Minamar Júnior)

Candidato de oposição na disputa pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Marco Túlio Murano Garcia quer resgatar o debate com a sociedade e valorização dos advogados.

“A nossa Ordem não dialoga com as instituições. Precisamos dialogar com a imprensa, sociedade civil, entidade, sindicatos, a Federação das Indústrias. Qual foi a última questão importante que a Ordem defendeu a sociedade recentemente?”, questiona.

Ele critica a inércia da entidade, conhecida pelo engajamento em questões sociais. “Tínhamos o MS contra a Violência, a gente se antecipou a esse movimento, que virou Brasil contra a Violência. Depois, adormeceu. Nesta gestão atual, tudo adormece, nada floresce”, compara.

O candidato destaca os casos de violência que chocaram os campo-grandenses, como as execuções de um casal e dois universitários, vítimas de roubos seguidos de morte. “O que a Ordem fez antes e depois? Foi a sociedade civil que organizou a caminhada. Uma semana depois a OAB fez um evento e não chamou a Polícia Militar para discutir segurança pública”, afirma.

Há 17 anos atuando na área cível, Marco Túlio anuncia que será o “advogado dos advogados”. Segundo ele, os profissionais enfrentam dificuldades para trabalhar e não contam com a defesa da OAB. Dentre as propostas de campanha, está a criação de uma comissão permanente sobre a mudança do processo físico para o digital, alteração no horário de funcionamento do Fórum, cursos gratuitos na ESA (Escola Superior de Advocacia), desconto no valor da anuidade e descentralização da OAB.

“Vamos chamar o tribunal e recomeçar a discutir o processo digital, vamos criar meios para que os advogados participem da solução. Também temos que criar alternativa para o advogado despachar com os juízes”, defende.

Sobre a mudança do horário de funcionamento dos fóruns, Marco Túlio quer restabelecer o expediente das 8h às 18h. Hoje, o atendimento vai do meio dia às 19h.“Essa mudança foi caótica. Há uma concentração muito grande de pessoas no fórum à tarde. Os processos já são lentos e com esse meio dia de trabalho ficaram mais lentos ainda. Fala-se de 30% de aumento na lentidão”, enfatiza.

Desconto e cursos gratuitos – De acordo com Marco Túlio, a anuidade, no valor de R$ 900, é a quarta maior do Brasil. Ele propõe desconto de 20% no valor e criar sistema de parcelamento sem a cobrança de encargos. Para a ESA, a proposta é tornar os cursos predominantemente presenciais e gratuitos.

Durante a campanha, o candidato já visitou 27 das 31 subseções. “Quando terminar a campanha, terei ido a todos os municípios. Eu vi que se a gente sofre em Campo Grande. No interior, sofre duas vezes mais. O interior se queixa, com razão, de só ser lembrado nas eleições e para pagar anuidade. O advogado do interior está completamente desamparado”.

A presidência da OAB/MS também é disputada por Alexandre Bastos (presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem) e Júlio César Souza Rodrigues (vice-presidente). A eleição está marcada para 20 de novembro.

Nos siga no Google Notícias