A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/10/2012 15:08

Marco Túlio vê OAB adormecida e defende debate com sociedade

Aline dos Santos
Candidato, Marco Túlio critica inércia da entidade. (Foto: Minamar Júnior)Candidato, Marco Túlio critica inércia da entidade. (Foto: Minamar Júnior)

Candidato de oposição na disputa pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Marco Túlio Murano Garcia quer resgatar o debate com a sociedade e valorização dos advogados.

“A nossa Ordem não dialoga com as instituições. Precisamos dialogar com a imprensa, sociedade civil, entidade, sindicatos, a Federação das Indústrias. Qual foi a última questão importante que a Ordem defendeu a sociedade recentemente?”, questiona.

Ele critica a inércia da entidade, conhecida pelo engajamento em questões sociais. “Tínhamos o MS contra a Violência, a gente se antecipou a esse movimento, que virou Brasil contra a Violência. Depois, adormeceu. Nesta gestão atual, tudo adormece, nada floresce”, compara.

O candidato destaca os casos de violência que chocaram os campo-grandenses, como as execuções de um casal e dois universitários, vítimas de roubos seguidos de morte. “O que a Ordem fez antes e depois? Foi a sociedade civil que organizou a caminhada. Uma semana depois a OAB fez um evento e não chamou a Polícia Militar para discutir segurança pública”, afirma.

Há 17 anos atuando na área cível, Marco Túlio anuncia que será o “advogado dos advogados”. Segundo ele, os profissionais enfrentam dificuldades para trabalhar e não contam com a defesa da OAB. Dentre as propostas de campanha, está a criação de uma comissão permanente sobre a mudança do processo físico para o digital, alteração no horário de funcionamento do Fórum, cursos gratuitos na ESA (Escola Superior de Advocacia), desconto no valor da anuidade e descentralização da OAB.

“Vamos chamar o tribunal e recomeçar a discutir o processo digital, vamos criar meios para que os advogados participem da solução. Também temos que criar alternativa para o advogado despachar com os juízes”, defende.

Sobre a mudança do horário de funcionamento dos fóruns, Marco Túlio quer restabelecer o expediente das 8h às 18h. Hoje, o atendimento vai do meio dia às 19h.“Essa mudança foi caótica. Há uma concentração muito grande de pessoas no fórum à tarde. Os processos já são lentos e com esse meio dia de trabalho ficaram mais lentos ainda. Fala-se de 30% de aumento na lentidão”, enfatiza.

Desconto e cursos gratuitos – De acordo com Marco Túlio, a anuidade, no valor de R$ 900, é a quarta maior do Brasil. Ele propõe desconto de 20% no valor e criar sistema de parcelamento sem a cobrança de encargos. Para a ESA, a proposta é tornar os cursos predominantemente presenciais e gratuitos.

Durante a campanha, o candidato já visitou 27 das 31 subseções. “Quando terminar a campanha, terei ido a todos os municípios. Eu vi que se a gente sofre em Campo Grande. No interior, sofre duas vezes mais. O interior se queixa, com razão, de só ser lembrado nas eleições e para pagar anuidade. O advogado do interior está completamente desamparado”.  

A presidência da OAB/MS também é disputada por Alexandre Bastos (presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem) e Júlio César Souza Rodrigues (vice-presidente). A eleição está marcada para 20 de novembro.



Como cidadão, nao vejo a tão falada utilidade da OAB para sociedade. É puro corporativismo.
 
Emersom Floriano em 07/10/2012 12:06:32
O advogado marco tulio é um excelente homen e advogado conseguiu com sua competencia continuar o trabalho de mais de 40 vanzeiros pais de familia ajudando estes o transporte alternativo de passageiros no ms . Merece ser presidente da OAB-MS tem capacidade.
 
eberson padilha em 06/10/2012 22:11:08
Sou advogado, e por enquanto não escolhi em quem votar... essas entrevistas são boas para isso. Eu discordo do candidato e tenho a impressão de que ou é desinformado ou está recaindo no lugar comum dos políticos que se tem por ai. A maioria das coisas de que falou já foram veiculadas pela imprensa ou estão no site da OAB. Sinceramente não entendi suas propostas. Lembro também que na última eleição o grupo desse candidato falou o diabo sobre o atual presidente ser filho de desembargador. Ora, ele também é! Muita incoerência!!!... Veremos o próximo a falar. Esse aí está demitido!...rssss
 
Antonio Cordelli em 06/10/2012 21:21:14
A única coisa que o Leonardo Avelino fez foi comprar briga com o Tribunal contra o horário do expediente, e perdeu feio. E discutir o processo digital? isso é caminho sem volta, o CNJ determinou a digitalização de tudo, o problema é que os advogados não querem se adaptar, fazer a parte deles, entender as tabelas unificadas do CNJ, isso é um longo processo, que depende de um período de adaptação. E quanto ao horário, esqueçam que volta ao normal, agora com processo digital não há mais necessidade de expediente de 12 horas, como era antes, pois o advogado sequer precisa ir ao fórum fazer carga de processo, pode fazer protocolo da casa dele até até as onze da noite. O problema é que o judiciário evoluiu e os advogados ainda não.
 
Rafael Santos em 06/10/2012 19:09:25
Dr. Marco Tulio se preocupa com a sociedade e a advocacia, tema importante e uma chamada de atenção. Advogados acordem. Marco Tulio para seccional valorize sua profissão valorize a sociedade.
 
Martinho Aparecido Xavier Ruas em 06/10/2012 18:20:26
Parabéns Dr Marco Tulio pelo engajamento e propostas em favor não só dos advogados mas também a sociedade que depende do bom andamento da Justica!

Tem o nosso apoio!

Mauro Dodero
 
Mauro Dodero em 06/10/2012 17:45:58
Engraçado, o sujo falando do mau lavado........ACORDA OAB. seria trocar 6 por meia duzia
 
waldirney rocha em 06/10/2012 17:15:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions