A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

07/03/2009 13:38

Meninas aprendem cedo a ter responsabilidades de mulher

Redação

Histórias de meninas que precisam cuidar da casa e dos irmãos para que os pais trabalhem não são difíceis de encontrar na periferia de Campo Grande. São garotas que desde cedo aprendem a ter as responsabilidades de gente grande.

Diferente de adolescentes que podem passar o tempo livre no shopping ou com algum outro entretenimento, muitas meninas da periferia dividem com as mães a responsabilidade de uma casa.

As irmãs Gislaine e Jéssica Brandão, de 13 e 15 anos, compartilham dessa experiência. São elas quem cuidam da casa e dos irmãos mais novos, de 6 e 9 anos, na ausência dos pais, que trabalham a semana toda.

Gislaine conta que sua rotina é atarefada. Ela chega da escola e faz as tarefas domésticas. Depois, fica cuidando dos irmãos. A menina afirma que não sai de casa enquanto a mãe não chega. A casa das amigas é diversão somente para o final de semana.

Questionada se a rotina não é cansativa, ela responde com a maior naturalidade que não. Mas, apesar de saber cuidar da casa desde os 11 anos, ela conta que o que quer mesmo é ser bióloga. O que faz agora é somente para ajudar a mãe, que precisa trabalhar.

Para a irmã Jéssica, o sonho é de ser técnica de enfermagem. Mas, enquanto não tem idade para fazer o curso, ela continua com prazer ajudando a mãe com as obrigações que contribuem para o bem-estar da família.

Aplicativo enviará à CGU denúncias de agressão e discriminação a pessoas LGBTI+
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União recebe, a partir de hoje (18), denúncias feitas pelo aplicativo TODXS, relativas à discr...
TSE: regras eleitorais deixam dúvidas sobre fake news e autofinanciamento
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (18), por unanimidade, as 10 resoluções que irão regular as eleições de 2018, mas ainda ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions