ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Metade dos adolescentes de MS acompanhados pelo SUS come mal

Levantamento do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) aponta que no ano passado 50% dessa faixa etária consumiram produtos industrializados regularmente

Gabriel Neris | 23/10/2018 14:59
Adolescentes acompanhados pelo SUS estão se alimentando errado, diz estudo (Foto: Arquivo)
Adolescentes acompanhados pelo SUS estão se alimentando errado, diz estudo (Foto: Arquivo)

Metade dos adolescentes de Mato Grosso do Sul acompanhados pela atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde) tem má alimentação. Levantamento do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) aponta que no ano passado 50% dessa faixa etária consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinhos ou biscoito.

Além disso, 37% ingeriram hambúrguer ou embutidos, 33% biscoitos recheados, doces e outras guloseimas.

O coordenador-substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, orienta que os jovens precisam se atentar. “Dados revelam que adolescentes com obesidade aos 19 anos têm 89% de chance de ser obeso aos 35 anos, por isso é necessário investir na promoção de uma alimentação adequada e saudável, especialmente na infância e na adolescência, tendo em vista a relação de práticas alimentares inadequadas com o aumento da obesidade na população”.

O índice por sexo é semelhante em relação ao consumo de industrializados, fast foods e alimentos doces recheados. O primeiro grupo de alimento, por exemplo, é consumido por 61% das meninas, enquanto os adolescentes representam 69%. O consumo de alimentos do segundo grupo de alimentos, os fast foods, é de 34% dos jovens do sexo masculino e 41% do feminino. Já os recheados, são preferência de 32% deles e 43% delas.

O balanço também trouxe dados por região, que mostram que 54% dos adolescentes do Centro-Oeste consumiram produtos industrializados; 37% consumiram hambúrguer e/ou embutidos e 39% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

Segundo o Ministério da Saúde, os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde e no excesso de peso dos adolescentes, no Brasil. Números da Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) mostram que 7,8% dos adolescentes das escolas entre 13 e 17 anos estão obesos, sendo maior entre os meninos (8,3%) do que nas meninas (7,3%). O Sisvan revela que 8,2% dos adolescentes (10 a 19 anos) atendidos na Atenção Básica em 2017 são obesos.

Nos siga no Google Notícias