ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ministério construirá Centro de Reabilitação e abrirá oficinas ortopédicas em MS

Lidiane Kober | 28/12/2013 17:30

De olho em ampliar o atendimento à pessoa com deficiência, o Ministério da Saúde vai investir R$ 5 milhões na construção de mais um Centro Especializado de Reabilitação (CER), em Campo Grande, por meio do programa “Viver Sem Limite”.

O centro é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, com diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado.

Em Campo Grande, será construído um centro de classificação IV, destinado a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, incluindo aquelas que passaram por ostomia, procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco (como trechos do tubo digestivo, aparelho respiratório ou urinário, entre outros).

Atualmente, a Capital conta com um CER da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), inaugurado em 16 de janeiro de 2012. Em um ano, 1.923 pessoas receberam atendimento. Foram doadas 377 cadeiras de rodas, 125 próteses ortopédicas, 60 calçados ortopédicos e 110 órteses ortopédicas.

Oficinas - O Ministério da Saúde também abrirá duas oficinas ortopédicas do programa Viver Sem Limite: uma em Campo Grande e outra em Dourados. Segundo o deputado federal Vander Loubet (PT), o investimento será de R$ 250 mil em cada uma.

As oficinas ortopédicas irão funcionar articuladas com o Centro Especializado de Reabilitação e serão destinadas a colaborar com os serviços e a realizar manutenções de órteses e próteses dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ministério construirá Centro de Reabilitação e abrirá oficinas ortopédicas em MSMinistério construirá Centro de Reabilitação e abrirá oficinas ortopédicas em MS"Esse centro e as oficinas são um passo importante para termos no Estado uma rede na área da saúde que cuide das pessoas com deficiência. Essas pessoas não têm limites e o SUS precisa oferecer, cada vez mais, condições para que usem ao máximo seu potencial”, defendeu Vander.

Nos siga no Google Notícias