ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministério distribui 248 mil saches de vitaminas em creches do estado

Ricardo Campos Jr. | 03/03/2015 09:55

O Ministério da Saúde começou, nesta segunda-feira (2), a distribuição de 248 mil saches de vitaminas e minerais para fortificar a alimentação de 40 creches em Mato Grosso do Sul. Conforme a assessoria do órgão, o objetivo é reduzir em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro entre as crianças atendidas.

A iniciativa, chamada de NutriSUS, deverá beneficiar 4 mil crianças em 14 cidades que aderiram ao PSE (Programa de Saúde na Escola). A escolha das unidades que serão atendidas ficou por conta dos gestores locais.

Em todo o país, devem ser beneficiadas mais de 330 mil crianças em 6.864 creches de 1.717 municípios. Conforme o Ministério, este ano devem ser comprados 40 milhões de saches. Nesta primeira etapa, serão atendidas, na região Centro-Oeste, unidades com mais de 110 crianças entre 6 e 48 meses.

Acredita-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos tem anemia. A doença é mais comum ainda em menores de dois anos. Essa estratégia já funciona em 4701 creches em 151 municípios brasileiros que aderiam ao programa piloto.

O sache tem 15 micronutrientes e deve ser adicionado uma vez por dia em alguma das refeições. Ele não altera o sabor do alimento, é de fácil absorção pelo organismo e não causa irritação gástrica. O consumo tem que ser feito por dois meses e depois ter pausa de quatro meses. O ciclo deve ser repetido até que a criança chegue aos 3 anos e 11 meses.

Nos siga no Google Notícias