A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/03/2015 09:55

Ministério distribui 248 mil saches de vitaminas em creches do estado

Ricardo Campos Jr.

O Ministério da Saúde começou, nesta segunda-feira (2), a distribuição de 248 mil saches de vitaminas e minerais para fortificar a alimentação de 40 creches em Mato Grosso do Sul. Conforme a assessoria do órgão, o objetivo é reduzir em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro entre as crianças atendidas.

A iniciativa, chamada de NutriSUS, deverá beneficiar 4 mil crianças em 14 cidades que aderiram ao PSE (Programa de Saúde na Escola). A escolha das unidades que serão atendidas ficou por conta dos gestores locais.

Em todo o país, devem ser beneficiadas mais de 330 mil crianças em 6.864 creches de 1.717 municípios. Conforme o Ministério, este ano devem ser comprados 40 milhões de saches. Nesta primeira etapa, serão atendidas, na região Centro-Oeste, unidades com mais de 110 crianças entre 6 e 48 meses.

Acredita-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos tem anemia. A doença é mais comum ainda em menores de dois anos. Essa estratégia já funciona em 4701 creches em 151 municípios brasileiros que aderiam ao programa piloto.

O sache tem 15 micronutrientes e deve ser adicionado uma vez por dia em alguma das refeições. Ele não altera o sabor do alimento, é de fácil absorção pelo organismo e não causa irritação gástrica. O consumo tem que ser feito por dois meses e depois ter pausa de quatro meses. O ciclo deve ser repetido até que a criança chegue aos 3 anos e 11 meses.

Resolução do Ministério da Saúde estabelecerá normas de estímulo ao parto normal
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicam amanhã (7) uma resolução que estabelece normas para o estímulo ao part...
Ministério da Saúde oferece R$10 milhões para pesquisas em saúde infantil
Universidades e institutos de pesquisa de todo o Brasil têm prazo, até o dia 13 de janeiro, para inscrever trabalhos voltados para a saúde da criança...
Ministério da Saúde não inclui MS na lista de infectados por Chikungunya
Divulgada ontem (30) pelo Ministério da Saúde, a lista dos estados que registraram pacientes infectados pelo vírus da Febre Chikungunya não citou Mat...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions