ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Ministério da Saúde revela que doenças diarreicas caem 85,89% na Capital

Alan Diógenes | 17/11/2014 17:59
Fato se dá devido às obras e saneamento básico. (Foto: Divulgação)
Fato se dá devido às obras e saneamento básico. (Foto: Divulgação)

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra taxa de internações por doenças diarreicas caiu 85,89% no ano passado, em comparação com o ano de 2003. Conforme os dados, os índices acompanham a evolução do abastecimento de água e esgoto da Capital.

A Secretaria Municipal de Saúde confirma a redução no número de internações por doenças relacionadas a saneamento ambiental inadequado na cidade.“Tivemos uma queda significativa. Em 2005, foram 689 internações. E com o passar dos anos, conforme o acesso ao saneamento vai aumentando, você vê que este número vem caindo, resultando em 128 internações em 2013”, explicou a gerente técnica de doenças imunopreveníveis da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Mariah Barros.

O médico e Secretário Municipal de Saúde, Jamal Mohamed Salem, reforçou que o acesso ao saneamento adequado é um fator de prevenção que trouxe grandes benefícios à saúde pública. “Encaixa-se justamente na medicina preventiva, que nós precisamos ampliar. Pelos dados que temos, sabemos como diminuíram as internações e os gastos com essas doenças depois que foi implantada essa porcentagem do esgoto”, destacou.

O secretário disse ainda que a redução das hospitalizações por doenças diarreicas impacta também nas contas da Secretaria Municipal de Saúde. “Quando se fala em prevenção, estamos falando de melhoria de qualidade de vida para o cidadão e também de economia, devido às muitas internações e tratamentos crônicos por falta desse tratamento de esgoto”, afirmou.

No ano de 2003, a taxa de internação por doenças diarreicas era de 157,4 a cada 100 mil habitantes. Em 2013, o número caiu para 22,2 a cada 100 mil habitantes.

Programa Sanear Morena - Nas duas primeiras etapas do Programa Sanear Morena da Águas Guariroba , realizadas entre os anos de 2006 e 2013, o acesso da população da cidade ao serviço foi ampliado de 29% para 73%. O sistema de abastecimento de água também foi ampliado e modernizado.

Hoje a água tratada chega a 99,7% da população com regularidade. A menor frequência de falta de água reduz a necessidade do uso de fontes alternativas, como os poços particulares.

Nos siga no Google Notícias