ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ministério torna obrigatória a notificação de casos de zika vírus

Ricardo Campos Jr. | 18/02/2016 14:07

O Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação dos casos de zika vírus, conforme portaria publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União. Isso significa que todas as secretarias municipais e estaduais deverão informar ao Governo Federal todas as vezes que um paciente apresentar os sintomas da doença ou tiver confirmada por exames a presença do vírus no organismo.

A medida, conforme o texto, deve ajudar a organizar as ações de combate ao vetor, uma vez que apontarão os locais com maior incidência do problema, e também contribuir na elaboração de estatísticas mais seguras sobre o número de doentes.

Conforme o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, aproximadamente 80% dos casos de zika são notificados no estado, o que leva a crer que o número de infectados seja bem maior.

Ele anunciou hoje que a pasta irá elaborar boletins epidemiológicos separados com dados sobre a dengue e zika. As informações de casos notificados e confirmados serão divulgadas separadamente a partir da próxima semana.

Segundo a tabela do Ministério da Saúde, estados e municípios têm uma semana para informar o Governo Federal sobre casos agudos da doença e até 24 horas para comunicar suspeitas em gestantes e mortes que podem estar ligadas ao zika ou que já tenham sido atribuídas ao zika por meio de exames.

A mesma portaria também traz os prazos de notificação para outras 48 doenças, incluindo a dengue, que tem prazo de uma semana para casos agudos e um dia para óbitos.

No caso da chikungunya, as secretarias locais têm uma semana para informar casos leves e 24 horas para comunicar mortes e casos em áreas sem transmissão do vírus.

Nos siga no Google Notícias