A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

13/08/2013 07:51

Ministro da Justiça vem para fechar acordo entre índios e produtores

Leonardo Rocha
Governador recebe ministro para continuar negociação sobre os conflitos indígenas (Foto: TV Morena/Arquivo)Governador recebe ministro para continuar negociação sobre os conflitos indígenas (Foto: TV Morena/Arquivo)

O governador André Puccinelli (PMDB) irá se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, às 10h30 no Gran Park Hotel, em Campo Grande. Esta visita faz parte da roda de negociação do governo federal com representantes dos indígenas e produtores rurais em relação aos conflitos de terras no Estado.

O ministro marcou esta reunião na semana passada e deve começar a resolver a questão das terras indígenas começando pela fazenda Buriti em Sidrolândia. O governador havia declarado que os produtores teriam que estar em “alerta", pois a União sinalizou o pagamento das terras com TDA (Título da Dívida Agrária), que segundo ele, não se trata de dinheiro, apenas papel.

Anúncio - O Governo federal anunciou no dia 7 de agosto que vai comprar terras de três áreas para colocar fim aos conflitos entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.

Em reunião com representantes dos índios e produtores, a União estimou em R$ 150 milhões a aquisição de 15 mil hectares de terras para ampliar a reserva Buriti e anunciou as duas próximas prioridades de indenização para devolução de áreas indígenas no Estado.

Os produtores rurais devem aceitar o pagamento de Títulos da Dívida Agrária (TDAs). A decisão pode ser o início para acabar com uma disputa histórica entre índios e produtores rurais. 



o índio vestindo um belo moleton American Yatch... globalização.. a gente vê por aqui.
Moleton é peça essencial para quem vive da caça e da coleta na mata.
 
Paulo Neto em 13/08/2013 14:07:24
Parabéns ao ida do encontro do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso ,com os reapresentantes da federação do ruralistas do Mato Grosso do Sul, governador Andre Pucinelli o do estado do Mato Grosso do Sul,esperamos que eles lembram que este estado cresce muito no setor agroindustrial, frigoríficos,fabricas de celuloses,lavouras de grandes portes,fabricas de rações e outros assentamentos, acho sera difícil se não ouvir os outros setores representantes como a FIEMS e os representantes dos trabalhadores,ha trabalhadores e empresario envolvidos,os trabalhadores com seus empregos e os empresários nos seus investimentos se conseguirem a estudar todas possibilidades não causando atraso a uma classe e o desenvolvimento do Nosso estados do Mato Grosso do Sul - Parabéns.
 
Rinaldo Salomão em 13/08/2013 13:15:38
Segundo dados do Censo/IBGE 2010, apesar de serem MENOS DE 0,5% da população brasileira, os índios possuem MAIS DE 12% do território nacional JÁ DEMARCADOS em 505 reservas indígenas. O Brasil, celeiro do mundo, tem toda sua produção de alimentos em 6% do território. E ainda vão dar mais terra pra índio? Com nosso dinheiro? Isso vai afundar ainda mais a economia de MS. E índio quer mais terra pra quê? Se nela nada produzem e dependem do bolsa esmola?
 
RODRIGO FERREIRA em 13/08/2013 10:48:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions