ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Ministro da Justiça vem para fechar acordo entre índios e produtores

Leonardo Rocha | 13/08/2013 07:51
Governador recebe ministro para continuar negociação sobre os conflitos indígenas (Foto: TV Morena/Arquivo)
Governador recebe ministro para continuar negociação sobre os conflitos indígenas (Foto: TV Morena/Arquivo)

O governador André Puccinelli (PMDB) irá se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, às 10h30 no Gran Park Hotel, em Campo Grande. Esta visita faz parte da roda de negociação do governo federal com representantes dos indígenas e produtores rurais em relação aos conflitos de terras no Estado.

O ministro marcou esta reunião na semana passada e deve começar a resolver a questão das terras indígenas começando pela fazenda Buriti em Sidrolândia. O governador havia declarado que os produtores teriam que estar em “alerta", pois a União sinalizou o pagamento das terras com TDA (Título da Dívida Agrária), que segundo ele, não se trata de dinheiro, apenas papel.

Anúncio - O Governo federal anunciou no dia 7 de agosto que vai comprar terras de três áreas para colocar fim aos conflitos entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.

Em reunião com representantes dos índios e produtores, a União estimou em R$ 150 milhões a aquisição de 15 mil hectares de terras para ampliar a reserva Buriti e anunciou as duas próximas prioridades de indenização para devolução de áreas indígenas no Estado.

Os produtores rurais devem aceitar o pagamento de Títulos da Dívida Agrária (TDAs). A decisão pode ser o início para acabar com uma disputa histórica entre índios e produtores rurais.

Nos siga no Google Notícias