ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministro diz que define primeira terra guarani a ser indenizada ainda neste mês

Edivaldo Bitencourt e Aline dos Santos | 13/08/2013 13:34

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, afirmou, no intervalo da reunião com produtores rurais, que o cronograma de compra das terras para definir as reservas dos índios guarani caiovás começa a ser definido ainda neste mês. Ele prevê que a primeira reunião para discutir o assunto será no dia 27 deste mês em Brasília.

Até neste dia, o Ministério da Justiça espera concluir as negociações envolvendo os índios terenas e os produtores rurais. Além de Sidrolândia, os terenas reivindicam ampliação das reservas em Miranda, Bodoquena e Miranda.

Cardozo avalia que o caminho é a utilização de TDAs (Títulos da Dívida Agrária) para solucionar o problema. O dinheiro pode sair do Orçamento Geral da União.

Para resolver o problema, a União estuda até doar terras para o Governo estadual. O governador André Puccinelli (PMDB) já avisou que não dispõe de recursos para o pagamento das indenizações nem pagar pelos TDAs com deságio.

O ministro e o governador devem participar de reunião com os produtores rurais e índios até às 16h de hoje no Grand Park Hotel. 

Nos siga no Google Notícias