ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Moradores contabilizam estragos de pior alagamento desde 2006

Flávia Lima e Aline Santos | 19/12/2014 10:05
Na tentativa de salvar os poucos pertences, família coloca os objetos para secarem ao sol. (Foto:Marcelo Calazans)
Na tentativa de salvar os poucos pertences, família coloca os objetos para secarem ao sol. (Foto:Marcelo Calazans)
Móveis foram encontrados ainda hoje de manhã nas ruas da região (Foto: Marcelo Calazans)
Móveis foram encontrados ainda hoje de manhã nas ruas da região (Foto: Marcelo Calazans)

Às vésperas do Natal, as 29 famílias da Vila Popular, em Campo Grande, vivem o drama de tentar salvar o pouco que lhes restou após as chuvas que castigaram vários bairros da Capital na tarde de ontem (18). Segundo a diretora da escola municipal que abrigou as famílias durante a chuva, Regina Célia de Almeida, desde 2006 o bairro não sofria com uma enchente tão grave.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, na região central e na Vila Popular choveu 44 milímetros durante 50 minutos. A média esperada para todo mês na Capital é de 210 milímetros. A previsão para a tarde de hoje é de mais chuva, porém ele diz que não há como prever a quantidade. O sistema de monitoramento da Prefeitura apontou 70 milímetros de chuva ontem na região oeste da Capital.

Hoje o dia está sendo de muito trabalho para os moradores da Vila Popular, uma das regiões mais atingidas pela força das águas. Ontem mesmo, logo que a chuva passou, as famílias começaram a contabilizar os prejuízos e tentam salvar os pertences pessoais, mobílias e eletrodomésticos que restaram.

Apesar da curta duração da chuva, o volume de água foi grande e logo inundou as ruas do bairro, já que o córrego Imbirussu, que passa próximo ao local, transbordou. Agentes da Assistência Social da prefeitura estão visitando as famílias e distribuindo colchões e cestas básicas. Também está sendo feita uma verificação de quais famílias recebem benefícios do governo como Vale Renda e Bolsa Família e se são inscritas na Emha (Empresa Municipal de Habitação). O objetivo é estudar a possibilidade de tirar as famílias do local.

Algumas delas que residiam próximo ao córrego foram transferidas há um tempo atrás para a região do Jardim Aeroporto.

Na casa do jardineiro Marcos Libório da Silva, 41, o dia está sendo de muito trabalho. Morador há quatro anos no bairro, ele perdeu a geladeira e piso de sua casa ficou totalmente destruído. Marcos ainda recorda os momentos de desespero que passou quando a água começou a subir e a invadir as casas. “Foi uma correria, as crianças começaram a chorar. Nunca tinha visto uma enchente assim”, diz o jardineiro que levou os filhos para um ponto mais alto da rua até que as águas baixassem.

A dona de casa Juliana Celestino de Souza morá há quatro meses no local pagando aluguel como a maioria dos seus vizinhos. Ela conta que para salvar alguns pertences precisou levá-los para o fundo da casa onde os cômodos não foram atingidos. “Nunca tinha vivenciado isso, precisei jogar tudo rápido nos fundos da casa e sai com meus quatro filhos”. Ela levou as crianças para a casa da irmã, mas à noite retornou com dois filhos para começar a limpeza. A família passou a noite em um colchão sujo e molhado, o único que restou. O colchão solicitado à assistência social foi negado com a justificativa de que o dela não estava em condições tão ruins.

Para o pedreiro Felipe Santos, 22, a enchente que atingiu o bairro ontem não foi a pior da história. Morador do local há 22 anos, ele perdeu a cama e na tentativa de salvar o berço do filho, colocou o móvel no quintal para tomar sol com alguns pares de calçado da família. “Agora é trabalhar para conseguir tudo de novo”, afirma

Abrigo - A Escola Municipal Frederico Soares serviu de apoio às famílias durante a chuva. Localizado em um ponto alto da rua, o prédio abrigou as famílias que jantaram no local. A refeição foi feita pela merendeira da escolas com o auxílio da diretora Regina. Ela lembra que na enchente de 2006 a escola precisou abrigar as famílias por três dias.

“Ontem a escola ajudou como pode, mas a prefeitura agiu rápido para socorrer” relata. Ela afirma que ficou na escola até a meia-noite e que ninguém dormiu no local, porém a Defesa Civil afirma que uma família passou a noite no prédio.

O jardineiro Marcos Libório, com o filho Daniel no colo perdeu eletrodomésticos. (Foto:Marcelo Calazans)
O jardineiro Marcos Libório, com o filho Daniel no colo perdeu eletrodomésticos. (Foto:Marcelo Calazans)
Para evitar mais prejuízo, Juliana Celestino levou os pertences para o cômodo mais alto da casa. (Foto:Marcelo Calazans)
Para evitar mais prejuízo, Juliana Celestino levou os pertences para o cômodo mais alto da casa. (Foto:Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias