ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MPE diz que vistoriou postos porque Saúde "não fez nada"

Redação | 12/03/2010 16:44

Por meio da assessoria de imprensa do MPE (Ministério Público Estadual), a promotora de Justiça da Cidadania Sara Francisco Silva afirmou que a vistoria realizada na madrugada foi feita porque, segundo ela, a prefeitura não cumpriu o Plano de Ações estabelecido após uma reunião no dia 11 de fevereiro de 2009 com a coordenadora geral de assistência à saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Paula Gonçalves Resende.

No plano de ação constam medidas como "orientação da população através dos conselhos gestores locais quanto à 'cultura da fila da madrugada'", "ativação dos conselhos gestores locais", "busca ativa dos pacientes agendados que não compareceram aos Programas de Saúde, com as devidas orientações"; "implementação na Rede de Atenção Básica dos Protocolos de acesso às especialidades" e capacitações de servidores.

"Quando o Ministério Público age, espera que as pessoas cumpram com suas obrigações para que a população não sofra com o descaso", disse Sara, de acordo com a assessoria de imprensa.

A promotora ainda respondeu a declaração do prefeito Nelson Trad Filho que ficou indignado com a vistoria feita na madrugada, feita sem sequer comunicar algum representante da prefeitura para tomar conhecimento, dar encaminhamento ou responder dúvidas. "Indignação ele deveria ter ao ver a população que depende da Saúde pública ser dispensada sem atendimento médico", afirmou a representante do MPE.

Segundo a assessoria de imprensa, a promotora Sara Francisco Silva tentou entrar em contato por telefone com o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no final da vistoria, já no período da manhã.

Nos siga no Google Notícias