ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MPF aciona Vigilância Sanitária para inspecionar HU

Redação | 12/03/2009 17:47

O Ministério Público Federal, por meio do procurador Felipe Fritz Braga, solicitou esclarecimentos do Hospital Universitário sobre as providências que têm sido tomadas para solucionar a contaminação de cinco pacientes que estão internados no Centro de Tratamento Intensivo pela bactéria Acinetobacter. O pedido foi feito durante reunião realizada hoje com o diretor interino do hospital, Neimar Gardenal.

Além da reunião e do pedido de esclarecimentos, o MPF acionou a Vigilância Sanitária para realizar inspeção no CTI a fim de apurar as causas e possíveis medidas preventivas que possam ser tomadas para evitar a infecção hospitalar.

Somente nas últimas semanas, a infecção hospitalar decorrente da bactéria resistente foi constatada em cinco pacientes. Um deles foi o idoso que faleceu na última segunda (09), mas o hospital nega que o motivo seja a bactéria e alega quadro de insuficiência renal, agravado por doença imunológica.

O MPF solicitou ainda que o HU realize uma inspeção na UTI - neonatal, no berçário e na maternidade do hospital. O objetivo é verificar se as irregularidades que haviam sido constatadas em inspeção feita em outubro do ano passado já foram sanadas. Na ocasião, o Ministério Público já havia feito o pedido de providências à direção do estabelecimento.

Na última sexta (06), o hospital isolou o CTI. Não há prazo para a liberação dos leitos interditados, e o hospital informou que os pacientes do centro serão liberados somente depois que a bactéria for contida.

Nos siga no Google Notícias