ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPF pede corte de recursos do Pronasci ao governo de MS

Redação | 05/11/2009 11:32

O MPF (Ministério Público Federal) em Dourados está recomendando a suspensão do repasse de recursos federais do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública) ao governo de Mato Grosso do Sul.

O pedido foi encaminhado ao secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira da Silva, e deve ser respondido em cinco dias, a partir do recebimento. Se não for acatada, o MPF poderá adotar providências administrativas e judiciais para fazer valer o bloqueio dos recursos.

Para o MPF, o governo estadual descumpriu as diretrizes e não atendeu os focos prioritários dos programas, projetos e ações estabelecidos como critérios para adesão ao Pronasci, principalmente quanto ao atendimento às comunidades indígenas.

Entre as diretrizes do programa está a promoção dos direitos humanos, o combate sistemático aos preconceitos étnicos, raciais e de diversidade cultural, e a garantia do acesso à Justiça, especialmente nos territórios vulneráveis.

O Estado deve atender preferencialmente as famílias expostas à violência urbana e aglomerados urbanos que apresentem alto índice de homicídios e demais atos violentos.

Hoje, a taxa de homicídios entre os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá é de 100 a cada 100 mil habitantes, quatro vezes maior que a média nacional.

Já a taxa de homicídios nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, é de 145 por 100 mil habitantes, seis vezes maior que a média nacional. Para o MPF, os dados demonstram a omissão do governo estadual na garantia de segurança pública a essas populações.

A assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública foi procurada para prestar esclarecimentos, mas o contato não foi possível, devido ao horário do almoço.

Sem atendimento

Nos siga no Google Notícias