ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS vai vacinar 92,2 mil jovens contra a meningite a partir do ano que vem

Christiane Reis | 13/10/2016 16:20
A vacinação foi ampliada para atender jovens de 9 a 13 anos. (Foto: Alcides Neto)
A vacinação foi ampliada para atender jovens de 9 a 13 anos. (Foto: Alcides Neto)

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a meningite C para os adolescentes, tanto do sexo feminino quanto do masculino e estipulou meta de vacinar 80% do público, formado por 7,2 milhões de adolescentes também a partir de 2017. Em Mato Grosso do Sul deverão ser vacinados 92.278 meninos e meninas, com idades entre 9 e 13 anos.

Dados recentes divulgados pelo Campo Grande News, apontam que este ano foram registrados 128 casos de meningite e seis mortes. No ano passado foram 257 casos dos diferentes tipos da doença e 22 mortes.

Além de imunizar os adolescentes, a ampliação alcançará a proteção indireta das pessoas não vacinadas em decorrência da diminuição da circulação do vírus. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal. Atualmente, essa vacina é ofertada no SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças, aos três, cinco e 12 meses. A média anual de cobertura é de 95%, tendo alcançado em 2015 o índice de 98,2%.

A meningite, processo inflamatório das meninges - membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal - é uma doença considerada endêmica no Brasil. Em 2015, foram registrados 15,6 mil casos de diferentes tipos em todo o país. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, e representa cerca de 60% a 70% dos casos de meningite. A doença é considerada grave e de rápida evolução. A vacina é a principal forma de proteção e é recomendada pelo Comitê Técnico Assessor de Imunizações e das Sociedades Brasileiras.

Orçamento - Foram adquiridas 15 milhões de doses, a um custo de R$ 656,5 milhões. O objetivo é reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância. A vacinação será ampliada para adolescentes (sexo feminino e masculino) de 9 a 13 anos, gradativamente, entre 2017 e 2020. No próximo ano, serão incluídos adolescentes de 12 a 13 anos e, a cada ano, será acrescida nova faixa etária em ordem decrescente.

Nos siga no Google Notícias