ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Meningite bacteriana matou menina de 4 anos diagnosticada com catapora

Michel Faustino | 09/04/2016 13:22

Infecção aguda em decorrência de uma meningite bacteriana foi a causa da morte da menina de quatro anos na última quarta-feira (8). A menina foi internada na Santa Casa de Campo Grande depois de ser diagnosticada com catapora. A informação é de que a doença evoluiu causando complicação mais grave.

Inicialmente, o hospital divulgou que o laudo necroscópico confirmou que a causa da morte teria sido a catapora. No entanto, a criança teria sofrido choque séptico - que é uma infecção generalizada causada por bactérias, vírus ou qualquer outro agente que entre na corrente sanguínea e desencadeie uma inflamação sem controle no corpo – o que representa que a doença evoluiu para outra complicação, o que foi confirmado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A informação é de que a catapora foi responsável por derrubar a imunidade da vítima o que a deixou suscetível à outras complicações. A catapora pode evoluir para doenças como: hepatite, encefalite (infecção do cérebro), miocardite (inflamação do músculo cardiaco), entre outras.

O que agravou a situação foi o fato da menina não ter sido imunizada contra a doença. O Ministério da Saúde só liberou a vacina para catapora, incluída na tretra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em dezembro de 2013. O fato é que a vacina é ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade e a menina não se enquadrava nos critérios.

Doença e surtos - Em 2012 e 2013, tanto Campo Grande como o interior do Estado tiveram inúmeros surtos de catapora. No primeiro ano citado, foram 3.079 casos de catapora notificados na Capital. No ano seguinte, foram 1.235 casos registrados até outubro e 38 surtos no Estado no mesmo período.

Altamente contagiosa, a doença atinge, principalmente, as crianças. Os sintomas são febre, mal estar e as famosas pintas vermelhas espalhadas pelo corpo, que provocam coceira.

Em setembro de 2013, o Ministério da Saúde passou a fornecer a vacina contra a catapora na vacina tetra viral para crianças até 15 meses de idade, imunizando também contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Meningite - A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.
A meningite bacteriana é mais grave e, dependendo dos casos, pode levar o paciente à morte em algumas horas após o aparecimento dos sintomas.

Entre as meningites bacterianas, a meningocócica costuma ser a responsável pelos quadros mais graves e fatais da doença. Ela é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos. Os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W.

Já as meningites virais costumam ser caracterizadas por um quadro clínico benigno, isto é, que não tem caráter perigoso. Não há tratamento específico. A grande maioria dos pacientes se cura em casa, sem sequelas. Os sintomas assemelham-se aos de viroses em geral.

Nos siga no Google Notícias