ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Na PM de MS, salários são diferentes para a mesma função

Redação | 24/03/2008 15:00

Está nas mãos da PGE (Procuradoria-Geral de Mato Grosso do Sul) a condução de um estudo para tentar resolver o verdadeiro abacaxi em que se transformou a folha de pagamento da maior força policial do Estado, a Militar, que envolve também os bombeiros. O problema se arrasta desde 2000, quando uma lei mudou as regras para composição dos vencimentos da tropa e provocou uma enxurrada de ações judiciais, devido ao descumprimento da legislação.

Em 2004, diante de um sem-número de processos, uma outra lei foi aprovada, autorizando o governo a fazer acordo extrajudiciais com os militares, o que não deu fim ao problema. Governo e militares ainda travam batalhas na justiça e o resultado, na prática, são distorções que fazem com que policiais que têm a mesma graduação ganhem salários completamente diferentes. A entidade que representa a maior parte dos PMs diz que há hoje até cinco faixas de salários na mesma graduação e exemplifica com o salário de um cabo, que pode variar até 166%.

A data-base da categoria é maio, para quando é esperada pelo menos a apresentação de uma solução ao problema e, ainda, a entrada em vigor do reajuste anual, considerando que ano passado não houve aumento para o funcionalismo público. O procurador-geral do Estado, Rafael Colbidelli, informou ao Campo Grande News que os estudos que estão sendo feitos consideram a existência de três faixas salariais em uma mesma graduação, seguindo as vertentes das decisões judiciais.

A Associação dos Cabos e Soldados da PM e dos bombeiros de Mato Grosso do Sul diz que o problema é maior e que, na verdade, existem até cinco faixas: as três das vertentes distintas das decisões judiciais; uma quarta, dos policiais que aceitaram o acordo que o governo propôs para desistir das ações; e uma quinta, referente aos que tiveram decisões favoráveis e que não foram integralmente implantadas ainda.

As diferenças vão de praças a oficiais, mas entre os militares de patente mais baixa chamam mais a atenção, primeiro porque são em maior número. Segundo porque entre os oficiais a maior parte aceitou o acordo oferecido pelo governo que, na avaliação do presidente da Associação Cabos e Soldados, o soldado José Florêncio de Melo Irmão, era mais vantajoso para os policiais de graduação . Levantamento da entidade aponta que entre 1999 e 2006, o salário da patente mais alta da corporação, a de coronel, aumentou 463%. Na outra ponta, a remuneração de um soldado teve ganhos bem menores, de 166,41%.

Em relação às distorções salariais numa mesma funçãoo, o presidente da Associação exemplifica com o salário de um cabo. Quem não aceitou o acordo e esperou a Justiça decidir está ganhando até R$ 3,2 mil. Quem não aceitou e não conseguiu resultado ainda, segundo o soldado, está ganhando R$ 1,2 mil.

Essa disparidade, conforme o policial, acaba fazendo surgir problemas entre os militares.

Nos siga no Google Notícias