A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

31/10/2017 08:50

Na reta final de preparação para Enem, organização é aliada do candidato

As provas acontecem nos dias 04 e 12 de novembro, e para evitar imprevistos, candidatos devem se organizar e conhecer o local de provas antecipadamente

Bruna Kaspary
Candidatos esperando portões serem abertos no primeiro dia do Enem no ano passado (Foto: André Bittar)Candidatos esperando portões serem abertos no primeiro dia do Enem no ano passado (Foto: André Bittar)

A seis dias da primeira prova do Eenem (Exame Nacional do Ensino Médio), e com um feriado no meio da semana, a organização deve ser o maior aliado dos candidatos. Separar os materiais e, principalmente, ir no local da prova antecipadamente podem ser boas escolhas.

O feriado no meio da semana pode ajudar os candidatos nesse primeiro final de semana de provas do Enem. Para evitar atrasos e imprevistos, quem fará a prova pode aproveitar a data para ir visitar e descobrir como chegar no local onde o exame será aplicado.

Conhecer o local onde vai acontecer a prova é de suma importância para evitar imprevistos, segundo o professor de Língua Portuguesa Ale Jamil Meres, e também é a orientação feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos).

 

Além de saber onde deve ir, o candidato deve também prestar atenção ao tempo que demora para sair de casa até a escola. "É importante evitar surpresas no dia da prova, isso fará com que o aluno se sinta mais seguro", explica o professor.

O aconselhável é que se vá ao local da prova antecipadamente e, em outro dia, faça o percurso com o veículo que será usado no dia da prova. Deve ser levado em consideração também a quantidade de pessoas que irá prestar a prova e chegará na escola no mesmo horário.

Além da atenção com o local de provas, os candidatos devem tomar cuidado também com a alimentação, uma vez que, no dia da prova, o almoço normalmente acontece bem antes do previsto e o que for comido no dia anterior também poderá impactar no momento da prova. "A alimentação deve ser bem leve", lembra o professor.

 

Ir aos locais de prova antes do dia é uma das recomendações para evitar transtornos no dia (Arquivo/Marcos Ermínio)Ir aos locais de prova antes do dia é uma das recomendações para evitar transtornos no dia (Arquivo/Marcos Ermínio)

O que levar? - Como a prova é longa e, por muitas vezes cansativa, alguns candidatos têm dúvidas do que se deve levar durante o exame. No site do Enem, onde o candidato confirma o local que será feito o concurso, há uma lista com o que pode ou não entrar na sala de aula.

Dentre os itens proibidos, estão lápis ou lapiseiras, qualquer adorno que cubra a cabeça, anotações, fones de ouvidos e dispositivos eletrônicos. Para conseguir fazer a prova, o candidato deve levar, além da caneta de material transparente e tinta azul ou preta, um documento de identificação oficial com foto e o cartão de confirmação da inscrição.

Com o tempo que a prova demora para ser concluída, muitas pessoas acabam optando por levar lanches, que a entrada em sala é autorizada, desde que não atrapalhe a concentração dos demais candidatos.

Mulheres e candidatos que já terminaram Ensino Médio são maioria no Enem
As mulheres são maioria entre os 92,3 mil candidatos que se inscreveram para participar da edição de 2017 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em...
Quase 70% dos inscritos no Enem em MS conseguiram isenção de taxa
Dos 92,3 mil inscritos para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2017 em Mato Grosso do Sul, 69,1% deles - cerca de 74,8 mil estuda...
Controlar a ansiedade é importante para quem vai fazer o Enem, diz psicóloga
Faltando pouco mais de uma semana para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos precisam controlar a ansiedade, para ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions