ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

No coração do crime, rota da cocaína nasceu para lucrar com café e whisky

“O eixo Ponta Porã/Pedro Juan é o coração do crime na América do Sul. E os grandes traficantes começaram como contrabandistas", diz autor do livro “Cocaína: A rota caipira”

Aline dos Santos | 27/03/2018 15:51
Ponta Porã faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia cobiçada na logística do crime.(Foto: Helio de Freitas)
Ponta Porã faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia cobiçada na logística do crime.(Foto: Helio de Freitas)

Principal rota do narcotráfico no Brasil, o crime viaja pelas estradas de Mato Grosso do Sul de acordo com o produto da moda. Na década de 1970, a primeira vocação da fronteira com o Paraguai foi o contrabando de café e whisky. Para sonegar imposto, o produto brasileiro, até hoje um dos mais importantes da balança comercial, viajava ao Paraguai. Enquanto a bebida de alto teor alcoólico fazia o caminho inverso.

“O eixo Ponta Porã/Pedro Juan é o coração do crime na América do Sul. E os grandes traficantes começaram como contrabandistas. Caso do Jorge Rafaat Toumani, do “Cabeça Branca”, Pavão e dezenas de outros”, afirma o jornalista Allan Abreu, que já morou em Mato Grosso do Sul e é autor do livro “Cocaína: A rota caipira”.

Localizada em Mato Grosso do Sul, Ponta Porã faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia cobiçada na logística do crime. Entre o fim da década de 1970 e começo dos anos 80, quando o contrabando de café deixa de ser atrativo, primeiro entra em cena a maconha, já cultivada no Paraguai. Depois, a cocaína, o produto com maior valor agregado entre a origem e a venda.

De acordo com Allan, que por cinco anos reuniu 80 mil páginas de documentos e 70 entrevistas para o livro, a rentabilidade do tráfico atraiu novos interessados e mudanças no poder. A partir dos anos 1990, a chegada do Comando Vermelho, capitaneado por Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi sangrenta.

A base foi Capitan Bado, na fronteira com a sul-mato-grossense Coronel Sapucaia. “Ele foi o pioneiro a ter influência na região, que era dominada pela família Morel. Metade da família foi assassinada”, diz o jornalista. A chacina foi em 2001.

Aviões usados no tráfico de drogas. (Foto: Divulgação/PF)
Aviões usados no tráfico de drogas. (Foto: Divulgação/PF)

Na sequência, a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) entrou na disputa pelo mercado da cocaína. Há quase dois anos, em junho de 2016, a morte de Jorge Rafaat chocou pela demonstração de poder do crime. Na execução, em uma rua de Pedro Juan, foi usado até armamento antiaéreo contra o veículo blindado.

Condenado, mas em liberdade, Rafaat também era empresário próspero, com comércios nos dois lados da fronteira. Já “Cabeça Branca”, que também começou no contrabando de café, é Luiz Carlos da Rocha.

O agora narcotraficante foi preso pela operação Spectrum, da PF (Polícia Federal), em Sorriso (MT), onde vivia com identidade falsa e com o rosto modificado por cirurgias plásticas. O flagrante foi em primeiro de julho de 2017.

A rota – Por questões climáticas, a cocaína é originária dos Andes, com cultivo em países como Peru, Colômbia e Bolívia. Os carregamentos entram em Mato Grosso do Sul por Corumbá, que faz fronteira com Puerto Quijarro. Por logística, é levada para a fronteira do Paraguai e depois será distribuída pelos mercados nacional e internacional.

A droga vai por terra e ar. No caso do avião, as muitas pistas de pousos no interior de São Paulo, destinadas originalmente para a pulverização agrícola, são de grande valia. Allan explica que o modelo de aeronave preferido é Cessna 2010, que tem autonomia de voo de sete horas. No solo, ação é rápida. “Quando desce com a droga, o copiloto começa a descarregar na caminhonete. Dura três, quatro minutos. Nem desliga o motor e decola de novo”, relata Allan Abreu.

Se o destino é o Rio de Janeiro, a geografia montanhosa não favorece o tráfico aéreo e o mais comum é o carregamento seguir pelas vias movimentadas. Se a droga for ganhar o mundo, a preferência pelo Porto de Santos, no litoral paulista e o maior do Brasil.

“O tráfico corrompe funcionários para abrir os contêineres com cargas lícitas. Abre o lacre, coloca as mochilas com cocaína dentro, fecha o contêiner, coloca o lacre falso e segue para a Europa”, afirma.

Históricas e tradicionais, as rotas do tráfico resistem ao tempo e seguem atrelada ao dinheiro fácil.

“O lucro é muito alto, dinheiro muito fácil. A corrupção policial, a polícia desonesta logo percebeu que seria simples dar o flagrante e desviar parte da droga para vender. Conto isso no meu livro”, diz.

Guerra inglória - “A cocaína tem valor agregado fantástico. Nenhuma outra mercadoria no mundo tem valor agregado tão grande entre a origem e destino final. Um quilo de cocaína na Bolívia vale 800 dólares. Quando chega na fronteira, passa para 3 mil dólares. Quando é transportado para o Rio de Janeiro, vai a 12 mil dólares. Se exportada, 50 mil dólares. É assustador e faz com que essa guerra seja inglória”, afirma o jornalista.

No ano passado, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) contabilizou apreensão de 2,9 toneladas de cocaína. Já a PF (Polícia Federal) apreendeu 3,6 toneladas. Num cálculo pelo preço na fronteira, toda essa cocaína vale R$ 20 milhões.

Nos siga no Google Notícias