ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

No primeiro dia do ENEM, 1,8 milhão de inscritos não fizeram as provas

Agência Brasil | 24/10/2015 19:34

O índice de abstenção no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 25,31%, que representa 1,8 milhão do total de 7,7 milhões de inscritos. Em 2014, nos dois dias do teste, os faltosos somaram 28,9%. A menor proporção de faltantes nesta edição ocorreu na Paraíba: 20,67%.

A maior, em Roraima, com 34,9%. No Rio de Janeiro, o índice ficou semelhante à média nacional, em 25,32%. O balanço foi apresentado no início da noite deste sábado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. No ano passado, a abstenção total nos dois dias de teste foi de 28%.

O primeiro dia da prova terminou com 364 candidatos eliminados. Desse total, 34 foram flagrados nos detectores de metal com equipamentos eletrônicos proibidos, alguns portavam até ponto eletrônico. Esses casos serão investigados pela Polícia Federal, segundo o ministro. Os outros motivos mais comuns para a eliminação foram utilização de materiais impressos durante a prova, saída do local antes do horário permitido ou recusa em atender alguma orientação dos fiscais.

Apenas um caso de postagem da prova em redes sociais, problema comum em outras edições do Enem, foi identificado neste primeiro dia. A candidata acabou eliminada e retirada de sala, informou Mercadante. O ministro não deu mais detalhes da ocorrência. Ele lamentou ainda a morte de uma aplicadora de prova, Tatiane Macedo de Carvalho, de 22 anos. Ela sofreu uma convulsão enquanto trabalhava, em Campo Grande, e morreu em seguida.


Mercadante rebateu as críticas de alunos que chegaram atrasados aos locais de prova. Muitos, em entrevistas à imprensa ao longo do dia, reclamaram de sinalizações ruins nos prédios de escolas ou faculdades onde fariam o exame. Mas ele ressaltou que parte considerável dos candidatos deixou para verificar o local de prova, na internet, na última hora, literalmente. Entre 11h e 12h, quando os portões foram abertos, 17 mil alunos acessaram pela primeira vez o cartão de confirmação no site do Enem. Das 12h às 12h30, foram cerca de 5 mil acessos, disse o ministro.

-Houve 22 dias para fazer isso. A imprensa falando. Nos últimos dias, nós mandamos e-mail e SMS avisando aos candidatos que não tinham ainda acessado o cartão – ressaltou Mercadante. –Essa situação (de chegar depois do fechamento dos portões) ocorre todos os anos e só deixará de ocorrer se as pessoas chegarem com antecedência para evitar qualquer ocorrência que prejudique a participação.

Sobre outra reclamação comum entre os candidatos, de terem sido alocados em locais de prova distantes de suas casas, o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, afirmou que a organização tenta evitar essa situação, mas que nem sempre é possível garantir lugar na escola mais próxima:
– A alocação é feita pelo CEP, mas isso tem limite. Você tem a ordem da inscrição, eles vão sendo alocados, mas há alunos que ficarão distantes.

Nos siga no Google Notícias