A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

02/02/2016 17:00

Nova regulamentação do Inmetro altera regras de segurança para berços

Fabricantes e importadores têm 18 meses para se adequarem aos novos critérios

Marieta Cazarré, da Agência Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou nessa segunda-feira (1º) nova Portaria (53/16), que visa a aperfeiçoar a regulamentação e ampliar o escopo de produtos, abrangendo berços dobráveis, conversíveis, de balanço (que imita o movimento de ninar) e de movimento pendular (que permite movimento em qualquer direção).

Outra novidade é a proibição de laterais ou extremidades móveis. De acordo com Leonardo Rocha, chefe da divisão de Regulamentação Técnica do Inmetro, todas as regras valem também para berços artesanais e/ou feitos sob medida.

A partir de agora, os fabricantes e importadores têm 18 meses para se adequarem aos novos critérios de produção e importação. Após este prazo, terão mais 6 meses para cessarem a comercialização dos estoques.

Logo após este prazo de adequação, os comerciantes varejistas terão 12 meses para zerarem seus estoques e começarem a comercializar apenas os produtos que atendam os novos critérios.

Leonardo Rocha afirma que, apesar das novas normas, os produtos que estão no mercado são seguros. “Estamos apenas aperfeiçoando o rigor. Não quer dizer que entendamos que os produtos do mercado são inseguros”.

Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão em relação às regras de segurança de berços comercializados no Brasil pode entrar em contato com o Inmetro por meio do telefone 0800 2851818.

Corpo de Bombeiros alerta população sobre riscos de acidentes nas festas
Com as proximidades das festas de fim de ano, a população adquire equipamentos de iluminação para enfeitar as residências, comércios entre outros est...
Orientações ao consumidor podem ajudar a evitar problemas nas compras de Natal
Todo fim de ano as pessoas enchem as lojas para comprar presentes de Natal, que também podem ser adquiridos pela internet. Muitas vezes, enfrentam es...
Agência encontra fraude em 42% das latas de tintas analisadas em operação
Análise realizada pela AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia) em estabelecimentos que comercializam latas de tinta para revestimento interno e exter...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions