ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Novo bispo da Capital será ordenado em missa com duração de 3h na sexta

Edivaldo Bitencourt | 30/04/2015 14:57
Frei foi nomeado para ser o novo bispo auxiliar de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Frei foi nomeado para ser o novo bispo auxiliar de Campo Grande (Foto: Divulgação)

O novo bispo auxiliar da Capital, dom Janusz Marian Danecki, será ordenado e empossado em missa a ser realizada a partir das 9h desta sexta-feira (1º), no ginásio de esportes do Colégio Auxiliadora, no Centro. A celebração contará com os arcebispos de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, e de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, e do bispo de Anápolis (GO), dom João Wilk.

A Arquidiocese de Campo Grande espera a participação de 3 mil fieis. De acordo com um dos organizadores, padre Odair de Souza Costa, leigos e sacerdotes de várias paróquias organizam há cerca de um mês o evento.
A missa será transmitida ao vivo pela Rádio e TV Imaculada Conceição e por meio do site da Arquidiocese de Campo Grande.

Dom Janusz foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 24 de fevereiro deste ano como bispo auxiliar de Campo Grande. Ele assume a vaga de Dom Eduardo Pinheiro, que foi nomeado bispo de Jaboticabal (SP).

Natural de Sochaczew, na Polônia, ele era pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Juruá, na Prelazia de Tefé (AM). Ele pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Nasceu em 8 de setembro de 1951 e ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos.

Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos exerceu o ministério sacerdotal na Polônia. Em 14 de abril de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.

Na arquidiocese de Brasília e diocese de Luziânia (GO), ocupou a função de pároco em diferentes paróquias. Foi diretor Nacional do Movimento Milícia da Imaculada e vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil de 2003 a 2007.

Em 2008, ele seguiu para a Missão Franciscana na Amazônia e permaneceu até ser nomeado bispo na paróquia de Prelazia de Tefé (AM).

Nos siga no Google Notícias