ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Novo comandante da GM da Capital defende atuação de guardas no trânsito

Flávia Lima e Alan Diógenes | 17/12/2014 12:24
Parte da corporação está sendo treinada para atuar no trânsito
Parte da corporação está sendo treinada para atuar no trânsito
Lourenço Gaidarji assume posto e defende novas funções da GM
Lourenço Gaidarji assume posto e defende novas funções da GM

O prefeito Gilmar Olarte (PP) e o secretário de Segurança Pública da Capital, Valério Azambuja deram posse na manhã desta quarta-feira (17) ao novo comandante da Guarda Municipal, Lourenço Gaidarji. Durante a solenidade, o secretário destacou que atualmente há 1.300 guardas atuando na Capital e que a partir de janeiro, 200 deles passarão a ter armamento. Para isso, eles estão passando por um treinamento de 60 a 90 dias, totalizando 476 horas. O secretário explicou que o grupo foi selecionado a partir de critérios rigorosos, como não estar respondendo a processos criminais e que tenham demonstrado bom comportamento. Além disso, o grupo passará por um teste psicológico.

O novo comandante ressaltou que aguarda a liberação de um montante de R$ 6 milhões para a compra de fardamento, armas e equipamentos para a corporação. Mesmo sem a liberação da verba, já foram adquiridos novos veículos, como 14 sienas, sete Blazers, doadas pela Polícia Federal e 19 motos.

Sobre a onda de furtos e roubos, comum nessa época do ano, Lourenço Gaidarji ressaltou que é consequência do crescimento da cidade. “Não podemos culpar as polícias por isso”, disse.

Trânsito

O comandante disse ainda que dos 1.100 guardas restantes, 89 estão atuando no trânsito e que esse número deverá chegar a 132. O grupo passou por um estágio no Detran (Departamento de Trânsito) e na Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e está apto a fiscalizar e aplicar multa para todo tipo de infração.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) rebate as críticas que o grupo vem recebendo por aplicar as multas, inclusive realizando prisões em flagrante. “O que as pessoas preferem? morrer ou ter um ente querido morto no trânsito ou pagar um valor simbólico por uma infração cometida?”

Olarte aproveitou a solenidade para ressaltar que s servidores municipais receberão o 13º na sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias